Página Inicial / Notícias / Do Batismo brota a vocacão

Do Batismo brota a vocacão

Do Batismo brota a vocação de todo cristão à santidade.
Antes de rezar a oração do Ângelus com ocasião da festa do Batismo do Senhor -que em Roma e muitos países se celebrou nesse domingo-, o Papa Bento XVI lembrou que é deste sacramento de onde brota o chamado e o compromisso de todo cristão com a santidade.

‘O compromisso que nasce do Batismo é o de ‘escutar’ a Jesus: quer dizer, acreditar n’Ele e segui-lo docilmente fazendo sua vontade, a vontade de Deus. Deste modo, cada um de nós pode tender à santidade, uma meta que, como lembra o Concílio Vaticano II, constitui a vocação de todos os batizados’, disse o Papa ante milhares de fiéis e peregrinos que chegaram no meio-dia até a Praça de São Pedro. Nesta festa litúrgica, que fecha o período de Natal e inicia o ‘tempo ordinário’, o Pontífice assinalou que o evangelista Lucas narra como, enquanto Jesus estava em oração, abriu-se o céu e sob forma de pomba, desceu o Espírito Santo. ‘Trata-se da manifestação do mistério trinitário de forma clara e completa, mas ao mesmo tempo se trata de um acontecimento que marca o início do ministério público de Jesus na Palestina’. ‘O batismo de Jesus no Jordão é a antecipação de seu batismo de sangue na Cruz, e também é o símbolo da completa atividade sacramental com a que o Redentor realizará salvação da humanidade’, disse o Papa acrescentando que ‘no batismo de Cristo -diz a Liturgia de ontem- o mundo se santifica, os pecados são perdoados; na água e no Espírito nos tornamos criaturas novas’. Mais adiante, explicou que ‘existe uma estreita correlação entre o Batismo de Cristo e nosso Batismo’. ‘No Jordão se abriu o céu para indicar que o Salvador nos abriu a via da salvação e precisamente, nós podemos percorrê-la graças ao novo nascimento ‘de água e de Espírito’ (Jo 3,5) que se realiza no Batismo’. ‘Portanto -continuou o Papa- o compromisso que nasce do Batismo é o de ‘escutar’ a Jesus: quer dizer, acreditar n’Ele e segui-lo docilmente fazendo sua vontade, a vontade de Deus. Deste modo, cada um de nós pode tender à santidade, uma meta que, como lembra o Concílio Vaticano II, constitui a vocação de todos os batizados’. ‘Que Maria, a Mãe do Filho de Deus, nos ajude a ser sempre fiéis ao nosso Batismo’, concluiu o Bispo de Roma seu discurso prévio à oração Mariana. Finalmente, depois do Ângelus, Bento XVI recordou o batismo por ele realizado esta manhã a 13 crianças na Capela Sistina do Vaticano.

Fonte: SIR

Formação para agentes da Pascom (Arquidiocese)

A PASCOM (pastoral da comunicação) da Arquidiocese de Cuiabá realizou no sábado (06 de abril/2024), …