Página Inicial / Notícias / São Teodósio

São Teodósio

Lembrado tanto liturgia Romana como a Grega São Teodósio deste dia (11.01), nasceu em 424 na Capadócia onde recebeu sua primeira educação cristã na família.
Quando jovem inclinado para os estudos, São Teodósio recebeu a função de leitor na Igreja da cidade ; sempre ficava impressionado com a ordem de Deus para Abraão, pois naquela idade se sentia impulsionado a ir para o lugar onde o Senhor inspirasse.
Teodósio viajou para a Terra Santa; consagra-se à vida religiosa num convento próximo à Torre de Davi; ficou responsável por uma igreja, por causa do seu progresso na vida monástica e na santidade. Devido as numerosas visitas retirou-se Teodósio para a solidão e intensa vida de penitência que durou trinta anos.
Sem ter como fugir do povo acabou organizando o regulamento de uma comunidade que em pouco tempo tornou uma aldeia com quatrocentos monges; hospedaria e setores masculinos, feminino além de um setor para doentes mentais. Entregue nas mãos Providentes do Pai , nada do necessário faltava na comunidade do caridoso e pacífico Teodósio. Com fama de santidade Teodósio era amigo de São Sabas e outros homens de Deus. Foi nomeado superior dos monges da Palestina e não deixou de combater as heresias e sofrer perseguições; morreu com 105 anos de idade e teve seu corpo depositado numa gruta escolhido por ele mesmo.

São Teodósio …rogai por nós!

Procissão da Fugida e do Encontro

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá convida toda a Arquidiocese para participar …