Página Inicial / Animação Litúrgica / DOMINGO DE PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

DOMINGO DE PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

DOMINGO DE PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR
ALEGRAI-VOS E EXULTAI: O SENHOR RESSUSCITOU!
16 de Abril de 2017
DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR – ANO A
Cor: branco
A.: Meus irmãos, a morte foi vencida! Cristo ressuscitou! Este é o grande mistério da nossa fé que é atualizado todas as vezes que nos reunimos para celebrar a Santa Missa. Como fiéis discípulos do Ressuscitado, fiquemos de pé e iniciemos a celebração da Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Vencendo o pecado, vem, Senhor glorioso, vem. És nosso consolador, Tu és nossa vida; se nós somos alegres, devemos a ti./ R.: ALEGRES CANTAMOS: JESUS RESSURGIU, JESUS RESSSURGIU! A IGREJA REVESTE A VESTE DA GLÓRIA, DA VIDA, DO AMOR./ 2. O povo aclamando, vem para a liturgia, vem. É ressureição do amor, é vida pra todos nós. É canto, é festa, é celebração./ 3. Com roupas festivas, vem, sorriso nos lábios, vem. O fraco fortalecido, feridas cicatrizadas. Num rosto tristonho a alegria voltou.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO!
3. ATO PENITENCIAL – P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (pausa).
P.: Senhor, nossa paz, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Cristo, nossa Páscoa, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, nossa vida, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, a Ressurreição de Cristo é um sinal eficaz de Sua misericórdia para conosco. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
LEITURA (At 10, 34a. 37-43) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 34aPedro tomou a palavra e disse: 37”Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele. 39E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. 40Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se 41não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos. 42E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos. 43Todos os profetas dão testemunho dele: ‘Todo aquele que crê em Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS!
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 117/118) R.: ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS: ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!/ 1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” A casa de Israel agora o diga: “Eterna é a sua misericórdia!”/ 2. A mão direita do Senhor fez maravilhas, a mão direita do Senhor me levantou. Não morrerei, mas ao contrário, viverei para cantar as grandes obras do Senhor!/ 3. A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular; pelo Senhor é que foi feito tudo isso! Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
8. 2ª LEITURA (Cl 3, 1-4) – Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, 2onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS!
9. SEQUÊNCIA – 1. Cantai, cristãos, afinal: “Salve, ó Vítima pascal!” Cordeiro inocente, o Cristo abriu-nos do Pai o aprisco./ 2. Por toda ovelha imolado, do mundo lava o pecado. Duelam forte e mais forte: É a vida que vence a morte!/ 3. O Rei da vida, cativo, foi morto, mas reina vivo! Responde, pois, ó Maria: No teu caminho, o que havia?/ 4. “Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado. Os anjos da cor do sol, dobrado ao chão o lençol./ 5. O Cristo que leva aos céus, caminha à frente dos seus!” Ressuscitou de verdade: Ó Cristo, ó Rei, piedade!
10. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ 1. O nosso Cordeiro pascal, Jesus Cristo, já foi imolado. Celebremos, assim, esta festa, na sinceridade e verdade.
11. EVANGELHO – (Jo 20, 1-9) – P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
12. HOMILIA
13. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Irmãos caríssimos, Cristo ressuscitou e vive para sempre. Um mundo novo começou com Ele. Rezemos para que Sua Páscoa transforme todas as coisas, dizendo: Cristo Ressuscitado, ouvi a nossa oração!
TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, com zelo e simplicidade, continue acendendo a chama da fé em muitos corações, rezemos ao Senhor.

TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
2) Pelo nosso Bispo auxiliar, Dom Leonardo, que hoje comemora o décimo segundo aniversário de sua ordenação episcopal, para que conte com nossas orações e seja sempre cheio da sabedoria, da consolação e da fortaleza do Espírito Santo, rezemos a Senhor.
TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
3) Pela nossa comunidade, para que, renovada pela Páscoa, continue testemunhando a ressurreição de Cristo por meio do serviço da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, alimentados pelo Pão Eucarístico, saibamos caminhar na justiça e na esperança, buscando, cotidianamente, uma maior identificação com o Cristo ressuscitado, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO RESSUSCITADO, OUVI A NOSSA ORAÇÃO!
(Preces Espontâneas)
P.: Ó Pai, no dia da ressurreição do Vosso Filho, confirmai a nossa fé e a nossa esperança na vida mais forte que a morte; fazei que ajudemos a construir um mundo novo convosco e com Vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. Bendito sejas, ó Rei da glória! Ressuscitado, Senhor da Igreja! Aqui trazemos as nossas ofertas./ R.: VÊ COM BONS OLHOS NOSSAS HUMILDES OFERTAS. TUDO O QUE TEMOS, SEJA PRA TI, Ó SENHOR!/ 2. Vidas se encontram no altar de Deus, gente se doa, dom que se imola. Aqui trazemos as nossas ofertas./ 3. Irmãos da terra, irmãos do céu, juntos cantemos: glória ao Senhor. Aqui trazemos as nossas ofertas.
16. P.: Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Transbordando de alegria pascal, nós vos oferecemos, ó Deus, o sacrifício pelo qual a vossa Igreja maravilhosamente renasce e se alimenta. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – Prefácio da Páscoa I: O mistério Pascal – (MR. p.421)
19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Este é o hino do povo de Deus, que caminha para a união. Venham todos à comunhão, com Jesus e com nosso irmão./ R.: CRISTO RESSUSCITOU, CRISTO RESSUSCITOU, VIVE EM NOSSO MEIO, ALELUIA!/ 2. Meus irmãos, venham todos cear, é a ceia da ressurreição. O cordeiro está imolado, celebremos a salvação./ 3. Quem comer deste pão viverá, é o pão vivo que vem do céu. Esperemos a salvação, novos céus, nova terra./ 4. No Senhor fomos redimidos, no seu sangue lavados fomos. Sua cruz é libertação. Jesus Cristo é nosso irmão./ 5. Quem nos vir sempre reunidos vai dizer: como são unidos. Nossos sonhos se realizaram. Quem tem fé vive a eternidade.
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Guardai, ó Deus, a vossa Igreja sob a vossa constante proteção para que, renovados pelos sacramentos pascais, cheguemos à luz da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 522).
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! P.: Que o Deus todo-poderoso vos abençoe nesta solenidade pascal e vos proteja contra todo pecado. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que vos renova para a vida eterna, pela ressurreição de Seu Filho, vos enriqueça com o dom da imortalidade. TODOS: AMÉM. P.: E vós, que, transcorridos os dias da Paixão do Senhor, celebrais com alegria a festa da Páscoa, possais chegar exultantes à festa das eternas alegrias. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, e Filho, e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe, aleluia, aleluia! TODOS: GRAÇAS A DEUS, ALELUIA, ALELUIA!

Mensagem do Pastor
Feliz Páscoa!
Que o espírito do Ressuscitado nos preencha com amor, entusiasmo e renovado ardor missionário, na confiança de que a alegria do Evangelho deve pautar a nossa prática evangelizadora. Que, neste Ano Nacional Mariano, vivamos especialmente o tempo pascal junto com Maria, nossa Mãe, em forma de agradecimento a Deus pela vida nova que vem da ressurreição de Jesus. Vamos acolher com carinho a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que chega a nossa Diocese no dia 6 de maio de 2017, entrando pela cidade de Baixo Guandu e visitando todas as paróquias.
Que Nossa Senhora alimente nossa fé e esperança.
Deus abençoe a todos!
Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Bispo diocesano de Colatina

LEITURAS DA SEMANA – OITAVA DA PÁSCOA
Seg.: At 2,14.22-32; Sl 15; Mt 28,8-15.
Ter.: At 2,36-41; Sl 32; Jo 20,11-18.
Qua.: At 3,1-10; Sl 104; Lc 24,13-35.
Qui.: At 3,11-26; Sl 8; Lc 24,35-48.
Sex.: At 4,1-12; Sl 117; Jo 21,1-14.
Sáb.: At 4,13-21; Sl 117; Mc 16, 9-15.
Primeira Semana do Saltério
Primeiro Domingo da Páscoa

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …