Página Inicial / Notícias / Mensagem Pastoral ao Povo de Deus

Mensagem Pastoral ao Povo de Deus

Mensagem Pastoral ao Povo de Deus sobre a visita do Papa Bento XVI ao Brasil
e a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

A Igreja Católica no Brasil terá a graça de viver, em maio deste ano, dois momentos extraordinários: a visita do Papa Bento XVI e a Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, em Aparecida, de 13 a 31 de maio. Nós, bispos do Brasil, manifestamos nossa alegria por esses acontecimentos, e convocamos o Povo de Deus a acompanhar esses eventos.

O Santo Padre visitará o Brasil nos dias 9 a 13 de maio próximo. Nesses dias, será recebido pelo Sr. Presidente da República e outras autoridades; terá encontro com a juventude, com os bispos do Brasil, e celebrará a Santa Missa com intensa participação de fiéis.

No Vale do Paraíba, o Papa visitará a Fazenda da Esperança – obra dedicada à recuperação de dependentes químicos – e, na Basílica de N. Sra. Aparecida, rezará o Rosário, celebrará a Santa Missa e presidirá a sessão inaugural da Conferência Geral.

Ao mesmo tempo que nos enche de alegria, a visita do Papa ao Brasil é também um extraordinário estímulo à nossa ação evangelizadora. O Papa – sinal visível da unidade e da comunhão eclesial – tem a missão de confirmar na fé os seus irmãos, como Jesus confiou a Pedro (cf.  Lc 22,32).

Manifestamos nossa profunda gratidão ao Papa Bento XVI por ter escolhido o Brasil como sede da 5ª Conferência, junto ao Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida. Com o tema Discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele nossos povos tenham vida, a Conferência de Aparecida reunirá representantes das Conferências Episcopais de todos os países da América Latina e Caribe, e contará também com a participação de membros de organismos da Santa Sé, dos outros Continentes e alguns convidados.

Conclamamos o Povo de Deus a acompanhar a Conferência de Aparecida com a oração, reflexão e escuta da Palavra do Senhor. Nas comunidades, sejam promovidos momentos especiais de oração em preparação ao evento. Incentivamos a que todos participem da visita do Papa e acompanhem, por diversos meios, o desenrolar da Conferência.

Este é um tempo favorável que a Providência Divina nos concede! Alegremo-nos e abramos o nosso coração para ouvir e acolher aquilo que o Senhor irá falar. Disponhamo-nos a viver de forma nova e aprofundada a graça de nossa vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo para que nele nossos povos tenham vida, pois ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6).

Brasília, 8 de fevereiro de 2007
Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB

Dom Antônio Celso de Queirós
Bispo de Catanduva-SP
Vice-Presidente da CNBB

Dom Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário-Geral da CNBB

Você pode Gostar de:

Vídeo das Ordenações Diaconais na Arquidiocese de Cuiabá 2019 –

Ordenações Diaconais na Arquidiocese de Cuiabá 2019 – 19 de maio 2019 – Rincão do …