Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Semana de oração pela unidade dos cristãos.

Tema: “Reconciliação: é o amor de cristo que nos move”(2 Cor. 5,14-20)
“Não há verdadeiro ecumenismo sem conversão interior. Os anseios de unidade nascem e amadurecem da renovação da mente,, da abnegação de si mesmo e da  libérrima efusão da caridade”(UR, n.7)
“Pai que todos sejam um para que o mundo creia”(JO 17,21). Esta oração de Jesus  é simultaneamente  revelação e invocação. Revelação:  Revela a profunda unidade de Jesus com o Pai no E. Santo, como fonte de unidade para o mundo e para as Igrejas. É, também, uma invocação do dom perene que receberemos de Deus  até o fim dos tempos. Dom que precisamos merecer  através da oração confiante, que é a alma do ecumenismo.
Ao longo da história da Igreja sempre surgiram iniciativas e esforços na linha do ecumenismo. Por exemplo, o Papa Leão XIII(1895), numa espécie de mobilização dos fiéis católicos em prol da unidade, ordenou que fosse celebrada uma novena nos dias que vão da Ascensão até  Pentecoste , para apressar a obra da reconciliação de todos os cristãos. Entretanto, o movimento ecumênico na Igreja católica só ganha força e impulso com a realização do Concílio ecumênico Vaticano II (1963). A busca da  unidade dos cristãos foi um dos principais objetivos do Concilio vaticano II.  Nos Decretos “Unitatis redintegratio” e “ Nostra Aetate”,  o ecumenismo aparece  como um elemento constitutivo da natureza ou essência da Igreja. Portanto, uma comunidade para ser verdadeiramente cristã, deve ser, também, ecumênica, realizando o apelo de Jesus Cristo em favor da unidade e da reconciliação.
Assim a Igreja,  diante do crescente pluralismo religioso contemporâneo,  tem a urgente  necessidade de aprofundar o diálogo ecumênico e inter-religioso.   Trata-se de um diálogo a respeito da  salvação oferecida por Deus para a salvação da humanidade,  diálogo sobre o  convívio na esperança e no amor,  diálogo sobre os elementos de verdade e de santificação das diferentes Igrejas,  diálogo sobre a defesa e promoção da vida, diálogo sobre a promoção da paz e da justiça.  Na verdade,  aquilo que  une as Igrejas é infinitamente maior do que aquilo que as separam ou dividem(S. João XXIII).  Podemos então afirmar  que o diálogo ecumênico é a vida do ecumenismo. A Igreja crê no diálogo, não como tática de conquista, mas de aproximação fraterna dos irmãos separados.  Pelo diálogo  fecundo aprendemos uns com os outros e adquirimos conhecimento mútuo dos irmãos e suas Igrejas.
“Queremos que o diálogo ecumênico e a cooperação ecumênica se encaminhem para despertar n ovas formas de discipulado e missão em comunhão. Cabe observar que, onde se estabelece o diálogo, diminui o proselitismo, crescem o conhecimento recíproco e o respeito, e se abrem possibilidades de testemunho comum”(DA, 233)

Pe. Deusdédit – representante da ICAR no CONIC (Cuiabá)

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …