Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Semana de oração pela unidade dos cristãos.

Tema: “Reconciliação: é o amor de cristo que nos move”(2 Cor. 5,14-20)
“Não há verdadeiro ecumenismo sem conversão interior. Os anseios de unidade nascem e amadurecem da renovação da mente,, da abnegação de si mesmo e da  libérrima efusão da caridade”(UR, n.7)
“Pai que todos sejam um para que o mundo creia”(JO 17,21). Esta oração de Jesus  é simultaneamente  revelação e invocação. Revelação:  Revela a profunda unidade de Jesus com o Pai no E. Santo, como fonte de unidade para o mundo e para as Igrejas. É, também, uma invocação do dom perene que receberemos de Deus  até o fim dos tempos. Dom que precisamos merecer  através da oração confiante, que é a alma do ecumenismo.
Ao longo da história da Igreja sempre surgiram iniciativas e esforços na linha do ecumenismo. Por exemplo, o Papa Leão XIII(1895), numa espécie de mobilização dos fiéis católicos em prol da unidade, ordenou que fosse celebrada uma novena nos dias que vão da Ascensão até  Pentecoste , para apressar a obra da reconciliação de todos os cristãos. Entretanto, o movimento ecumênico na Igreja católica só ganha força e impulso com a realização do Concílio ecumênico Vaticano II (1963). A busca da  unidade dos cristãos foi um dos principais objetivos do Concilio vaticano II.  Nos Decretos “Unitatis redintegratio” e “ Nostra Aetate”,  o ecumenismo aparece  como um elemento constitutivo da natureza ou essência da Igreja. Portanto, uma comunidade para ser verdadeiramente cristã, deve ser, também, ecumênica, realizando o apelo de Jesus Cristo em favor da unidade e da reconciliação.
Assim a Igreja,  diante do crescente pluralismo religioso contemporâneo,  tem a urgente  necessidade de aprofundar o diálogo ecumênico e inter-religioso.   Trata-se de um diálogo a respeito da  salvação oferecida por Deus para a salvação da humanidade,  diálogo sobre o  convívio na esperança e no amor,  diálogo sobre os elementos de verdade e de santificação das diferentes Igrejas,  diálogo sobre a defesa e promoção da vida, diálogo sobre a promoção da paz e da justiça.  Na verdade,  aquilo que  une as Igrejas é infinitamente maior do que aquilo que as separam ou dividem(S. João XXIII).  Podemos então afirmar  que o diálogo ecumênico é a vida do ecumenismo. A Igreja crê no diálogo, não como tática de conquista, mas de aproximação fraterna dos irmãos separados.  Pelo diálogo  fecundo aprendemos uns com os outros e adquirimos conhecimento mútuo dos irmãos e suas Igrejas.
“Queremos que o diálogo ecumênico e a cooperação ecumênica se encaminhem para despertar n ovas formas de discipulado e missão em comunhão. Cabe observar que, onde se estabelece o diálogo, diminui o proselitismo, crescem o conhecimento recíproco e o respeito, e se abrem possibilidades de testemunho comum”(DA, 233)

Pe. Deusdédit – representante da ICAR no CONIC (Cuiabá)

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …