Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Ascensão do Senhor – 28.05.2017

Liturgia – Ascensão do Senhor – 28.05.2017

LITURGIA – ASCENSÃO DO SENHOR – 28.05.2017
Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos!

1.Acolhida.
Festa da Ascensão do Senhor e inauguração de sua Igreja: Ele sobe ao céu e senta-se à direita de Deus Pai, mas sem abandonar a sua Igreja, ainda, peregrina sobre a terra. Para os discípulos, ainda peregrinos, dá-lhes a missão de conquistar o mundo inteiro para Ele. Disse-lhes: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!”.
A Igreja tem sua dimensão misteriosa, santa e espiritual e uma dimensão histórica, temporal a caminho da perfeição, ou seja: Ela é santa e pecadora, ao mesmo tempo. É uma comunidade visível, organizada e comprometida com a conquista de todo mundo para Cristo!

2.Palavra de Deus.
At 1,1-11 – Após a ressurreição, Jesus completou os seus ensinamentos a respeito do Reino de Deus e ordenou aos Apóstolos não se afastarem de Jerusalém até receberem o Espírito Santo.

Ef 1,17-23 – Jesus subiu ao céu e foi glorificado por Deus Pai. Nós precisamos da luz divina para entender a vocação e a glória de Jesus Cristo, cabeça da Igreja. Nós somos membros vivos do Corpo de Cristo da qual nós somos membros! Não somos membros abandonados, mas estamos vivos e intimamente unidos a Cristo ressuscitado!

Mt 28,16-20 – Jesus é glorificado com o poder e a autoridade do próprio Pai! Agora, somos convocados para a conquista do mundo: Missão difícil, mas Jesus caminha e luta com sua Igreja: “Eis que Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo!”.

3. Reflexão.
A Ascensão do Senhor não significa a ausência de Jesus nas lutas de sua Igreja para instalar o Reino de Deus. O Corpo glorificado de Jesus é invisível aos olhos da carne, mas não aos olhos da Fé. Diz Santo Agostinho: “Jesus não abandonou o céu quando de lá desceu até nós, e nem se afastou de nós quando, novamente, subiu ao céu. Ele é exaltado acima dos céus; todavia sofre aqui na terra todos os dissabores que nós, seus membros, suportamos. Disto deu testemunho gritando: Saulo, Saulo, por que me persegues?” Cristo está ainda presente e comprometido com este mundo com todo o seu corpo que é a Igreja. Não caminhos sós; Jesus caminha conosco!

A certeza da presença de Cristo e do Espírito Santo na Igreja de Jesus deve dar-nos pressa de descer da montanha e percorrer o mundo anunciado a Salvação trazida por Jesus com sua Morte e Ressurreição. Até os anjos repreenderam os apóstolos por sua imobilidade: “Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu!” Jesus vai voltar para recolher os frutos de nosso trabalho! Mãos à obra, portanto! Paulo disse aos tessalonicenses: “Quem não trabalha não tem direito a comer!” Penso que ele deve ter dito também: “Discípulo que não é missionário, não é digno de pertencer à Igreja de Jesus!” Portanto, “discípulos missionários”!

Por que será que temos tanta dificuldade em ser discípulos missionários de Jesus? Gostamos de contemplar o céu e cantar louvores a Jesus com vigílias e orações, Mas Jesus nos deu uma missão intransferível e urgente: Conquistar o mundo para Ele!

Por que ficais aqui parados contemplando os céus?
Cuidado, Jesus vai voltar!
Como estarão as nossas contas naquele dia?

Frei Carlos Zagonel, OFMCap
Fonte:http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4558

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …