Página Inicial / Animação Litúrgica / 11º Domingo do tempo Comum

11º Domingo do tempo Comum

DÉCIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM – Ano A

JESUS NOS CHAMA E NOS ENVIA A ANUNCIAR O SEU REINO
18 de junho de 2017
Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos, a intervenção de Deus em nossa história concretiza-se por meio daqueles que Ele chama e envia, para serem sinais vivos do Seu amor e testemunhas de Sua misericórdia. Iniciemos, confiantes, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: BOM É LOUVAR O SENHOR, NOSSO DEUS, CANTAR SALMOS AO NOME DO ALTÍSSIMO, COM ALEGRIA ACLAMAR SEU AMOR, SUA GLÓRIA, BONDADE E PODER./ 1. Como tuas obras me alegram, Senhor, os teus prodígios suscitam louvor. Tua presença eu contemplo no céu, olho a terra: também nela estás./ 2. Tu engrandeces o homem mortal: da natureza ele é rei e Senhor. De honra o coroaste, de glória e poder, pouco menos que aos anjos do céu./ 3. Narram os céus o que fez tua mão, todo universo teu nome bendiz./ A criação é um canto de amor, e esse canto é também meu louvor./ 4. Tua bondade cercou-me de bens, tudo que tenho é por graça e favor. Quero teus dons com os irmãos partilhar, vendo em ti, nosso Deus, nosso Pai./ 5. Chave suprema de um plano de Pai, neste universo que evolui na dor. Deste-nos Cristo, homem-Deus, nosso irmão, e é por ele que vamos a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3.ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, força daqueles que esperam em vós, sede favorável ao nosso apelo, e como nada podemos em nossa fraqueza, dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Caros irmãos, Deus escolheu um Povo para com ele estabelecer laços de comunhão e de familiaridade. Abramos nossos corações aos Seus ensinamentos.
6. 1ª LEITURA (Êx 19,2-6a) – Leitura do Livro do Êxodo.
Naqueles dias, os israelitas, 2partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou aí suas tendas, defronte da montanha. 3Moisés, então, subiu ao encontro de Deus. O Senhor chamou-o do alto da montanha, e disse: “Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel: 4Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. 5Portanto, se ouvires a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis para mim a porção escolhida dentre todos os povos, porque minha é toda a terra. 6aE vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 99/100) R.: NÓS SOMOS O POVO E O REBANHO DO SENHOR./ 1. Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!/ 2. Sabei que o Senhor, só ele é Deus, ele mesmo nos fez e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho./ 3. Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!
8. 2ª LEITURA (Rm 5,6-11) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: 6Quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. 9Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele. 10Quando éramos inimigos de Deus, fomos reconciliados com ele pela morte do seu Filho; quanto mais agora, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida! 11Ainda mais: Nós nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. É por ele que, já desde o tempo presente, recebemos a reconciliação. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ O Reino do céu está perto, convertei-vos, irmãos, é preciso, crede todos no Evangelho!
10. EVANGELHO – (Mt 9,36-10,8) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ -Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, oremos a Deus Pai todo-poderoso e, pelos méritos de Jesus Cristo, seu Filho, que morreu por nós quando éramos pecadores, peçamos com toda a confiança: Escutai, Senhor, a nossa oração!
TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, por meio da proclamação do Evangelho, saiba oferecer às novas gerações razões sempre novas de vida e esperança, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
2) Pelas autoridades públicas de nosso país, para que busquem o bem comum do nosso povo, favorecendo o combate à corrupção e à violência, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
3) Pelos missionários, especialmente aqueles que sofrem perseguições por causa do anúncio do Evangelho, para que Deus os proteja e lhes dê coragem e perseverança, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
4) Pela nossa comunidade, para que encontre na Eucaristia a força e a coragem necessárias para o pleno cumprimento da vontade de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: ESCUTAI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor, nosso Deus, que tivestes compaixão das multidões e lhes mandastes o vosso Filho muito amado, dai-nos a graça de ouvir a Sua voz, para Vos servirmos, adorarmos e bendizermos. Por Cristo Senhor nosso.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: SENHOR, MEU DEUS, OBRIGADO, SENHOR, PORQUE TUDO É TEU! / 1. É teu o pão que apresentamos, é tua dor que suportamos, obrigado, Senhor! / 2. É teu o vinho que trazemos, é tua vida que vivemos, obrigado, Senhor! / 3. Na tua cruz, crucificados, seremos teus ressuscitados, obrigado, Senhor!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que pelo pão e o vinho alimentais a vida dos seres humanos e os renovais pelo sacramento, fazei que jamais falte este sustento ao nosso corpo e à nossa alma. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Ó Senhor, nós estamos aqui, junto à mesa da celebração, simplesmente atraídos por vós, desejamos formar comunhão./ R.: IGUALDADE, FRATERNIDADE, NESTA MESA NOS ENSINAIS. AS LIÇÕES QUE MELHOR EDUCAM, NA EUCARISTIA É QUE NOS DAIS./ 2. Todos cantam o vosso louvor, pois em vós somos todos irmãos. Ouviremos com fé, ó Senhor, os apelos de libertação. / 3. Este encontro convosco, Senhor, incentiva a justiça e a paz; nos inquieta e convida a sentir os apelos que o pobre nos faz./ 4. Acolheis com o vosso perdão todo homem disposto a crescer. Ao redor desta mesa, Senhor, a unidade podemos viver.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, esta comunhão na Eucaristia prefigura a união dos fiéis em vosso amor; fazei que realize também a comunhão na vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós, vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Na antiga aliança, Deus escolheu as doze tribos de Israel para ser seu “povo sacerdotal”, o povo com a missão de revelar aos outros povos a santidade do Senhor, sua lei e seu Reino. O apóstolo Paulo, insiste na gratuidade da fé. A situação atual do cristão imerso nas provações do tempo é alimentada pela promessa da salvação, já realizada em e por Jesus Cristo, porém, ainda não plenamente. Pela fé e pelo batismo, o cristão  participa da morte e da ressurreição de Jesus. Isto é, passa por uma profunda transformação, da morte à vida nova. O evangelho deste domingo divide-se em duas partes. A primeira nos concede um olhar panorâmico e sintético da atividade de Jesus e sublinha a necessidade de muitos “operários” para a obra evangelizadora. Tal é a situação do povo que se parece a um “rebanho sem pastor”. A urgência da missão se evidencia pela imagem da “colheita é grande”; explicita a necessidade do maior número possível de colaboradores. Para isto, faz-se necessário insistir junto ao “Senhor da messe” que envie muitos operários. Na segunda parte, Jesus escolhe e envia os Doze, conferindo-lhes “a autoridade” sobre os espíritos, para os expulsar e para curar toda enfermidade, ressuscitar os mortos e purificar os leprosos. “Vocês receberam de graça, dêem de graça!” Ao enviar os apóstolos, Jesus determina o âmbito da missão (o povo de Israel), o objeto da pregação (a vinda do Reino dos céus) e o modo de comportar-se (não visar ao lucro, mas à sobriedade e total confiança na divina Providência). Jesus sabia que no mundo sempre haveria ovelhas sem pastor e, por isso, deseja que na terra existam pastores para guiar suas ovelhas – o seu povo. Os pastores são, sobretudo, os presbíteros. Estes constituem uma minoria em relação à população. Mas “em relação à missão, o Concílio Vaticano II entende que toda a Igreja é missionária e a obra da evangelização é um dever fundamental do povo de Deus” (cf. Missão e ministérios dos cristão leigos e leigas, Documento. da CNBB, 62, n. 47). A partir da missão de Jesus, entende-se a missão da Igreja no mundo. Isto é, a nossa missão, a de todos os cristãos. A cada seguidor de Cristo foi confiada uma tarefa no campo do mundo. Seja qual for a situação em que se encontram, todos os cristãos têm esta missão a cumprir: dedicar a própria vida para a libertação dos irmãos, enchendo-os de esperança e de motivação na caminhada em busca de vida digna e plena.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S. Romualdo Ab, MFac. 2Cor 6,1-10; Sl 97(98); Mt 5,38-42
Ter.: : 2Cor 8,1-9; Sl 145(146); Mt 5,43-48
Qua.: S. Luís Gonzaga Rlg, memória. 2Cor 9,6-11; Sl 111(112); Mt 6,1-6.16-18
Qui.: S. Paulino de Nola B, MFac.Ss. João Fisher B e Tomás Moro Mts., MFac. 2 Cor 11,1-11; Sl 110(111); Mt 6,7-15
Sex.: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, solenidade. Dt 7,6-11; Sl 102(103); 1Jo 4,7-16; Mt 11,25-30
Sáb.: NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA, solenidade. Is 49,1-6; Sl 138(139); At 13,22-26; Lc 1,57-66.80. Hoje, omite-se a memória do Imaculado Coração de Maria.
Terceira Semana do Saltério
Décima Primeira Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …