Página Inicial / Noticias do Mundo / “Ato de ódio insensato”, diz o Papa sobre atentado contra cristãos no Egito

“Ato de ódio insensato”, diz o Papa sobre atentado contra cristãos no Egito

O Pontífice confirma sua “contínua intercessão pela paz e a reconciliação em todas as nações”.

O Papa Francisco afirmou quer ficado “profundamente chocado pelo bárbaro ataque” contra os cristãos coptas egípcios, que provocou mortos e feridos, vítimas de um “ato de ódio insensato”.
O Santo Padre, por meio de um telegrama enviado pelo Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin, neste sexta-feira, 26, ao Presidente egípcio Al-Sisi, expressou sua profunda solidariedade a todas as pessoas atingidas por este “violento ultraje”, em modo particular “as crianças que perderam a vida”.
Assegurando sua oração às famílias enlutadas, o Pontífice confirma sua “contínua intercessão pela paz e a reconciliação em todas as nações”.

Vítimas
De acordo com a Rádio Vaticano, o balanço oficial das vítimas é de 28 mortos e 22 feridos.
O ataque contra um ônibus que levava cristãos ao Mosteiro de São Samuel, o Confessor, ocorreu na manhã de hoje, na Província de Minya, no Alto Egito. Um comando de encapuzados vestindo uniformes militares entrou no ônibus e disparou com armas automáticas contra os passageiros, enquanto um dos atacantes filmava a tragédia.
“No ônibus estavam também crianças. Roubaram deles dinheiro e ouro. Também pediram a eles para que renunciassem a Cristo e se tornassem muçulmanos. Caso tivessem aceitado teriam se salvado, mas os peregrinos se recusaram a abjurar sua fé e foram mortos. Colocaram pistolas em suas cabeças e na nuca e dispararam”, afirmou o Pároco da Igreja copta de São Mina em Roma, padre Antonio Gabriel, ao comentar  ao canal TG 2000 o ataque desta manhã.

Solidariedade
A condenação ao ataque veio de todo o mundo. E manifestações de solidariedade também. A Torre Eiffel permanecerá apagada em sinal de luto pelo ataque. A informação foi dada pela Prefeita de Paris, Anne Hidalgo, em sua conta Twitter.
União Europeia e Chefes de governo de diversos países condenaram o ataque, manifestando solidariedade aos cristãos e ao povo egípcio, e defendendo união no combate ao terrorismo.

Condenação do Mundo islâmico
O Secretário Geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul-Gheit, condenou “nos termos mais fortes” o ataque contra os cristãos. “A Liga Árabe sublinha a necessidade de uma cooperação conjunta no combate ao terrorismo”. Aboul-Gheit  também manifestou total solidariedade ao cristãos egípcios.
Devido ao ataque, a Dar al Iftaa – autoridade egípcia que emite as fatwas – cancelou as celebrações previstas para hoje, véspera do início do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos. O Grão Mufti Shawqi Allam condenou com veemência o ataque.
O Presidente palestino Abu Mazen, estreito aliado do Presidente egípcio, também expressou sua firme condenação ao ataque.
Já o porta-voz do Hamas em Gaza, Fawzi Barhoum, disse a jornalistas que o atentado trata-se de um “crime odioso”. Os autores do atentado são “inimigos do Egito”, enfatizou.
Já o Irã, por meio do Ministério do Exterior Bahram Qasemi, expressou as “condolências às famílias das vítimas do ataque contra os cristãos coptas no Egito, ao povo e ao governo egípcio”, ao mesmo tempo em que expressa “uma firme condenação” ao grave atentado.
Da redação, com Rádio Vaticano

“Ato de ódio insensato”, diz o Papa sobre atentado contra cristãos no Egito

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …