Página Inicial / Noticias do Mundo / Arcebispos brasileiros recebem o pálio das mãos do Papa

Arcebispos brasileiros recebem o pálio das mãos do Papa

Arcebispos brasileiros recebem o pálio das mãos do Papa..
Papa Francisco entregou o pálio aos novos arcebispos metropolitanos; imposição será nas próprias arquidioceses

Da Redação, com informações da Rádio Vaticano

Nesta quinta-feira, 29, solenidade dos santos apóstolos Pedro e Paulo, 36 arcebispos metropolitanos nomeados no último ano receberam o pálio das mãos do Papa Francisco. Entre os novos arcebispos, cinco são brasileiros.
Do Brasil, receberam o pálio Dom José João da Costa, arcebispo de Aracaju (SE); Dom Delson Pedreira da Cruz, arcebispo da Paraíba (PB); Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba (SP); Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP) e Dom Jeremias Steinmetz, da arquidiocese de Londrina (que não estava presente).
A entrega do pálio teve uma mudança em seu rito em 2015: o Papa faz apenas a entrega, a imposição é feita nas respectivas arquidioceses pelo núncio apostólico no país.
Após o rito da benção do pálio, o Papa presidiu a celebração eucarística com os cardeais – incluindo os que foram criados ontem em consistório – os arcebispos metropolitanos e os sacerdotes.

O pálio
O pálio é elaborado com lã branca, com cerca de 5 cm de largura e dois apêndices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma, utilizando a lã de dois cordeiros que são oferecidos ao Papa no dia 21 de janeiro de cada ano na Solenidade de Santa Inês.
O uso do pálio, que nos primeiros séculos do Cristianismo era exclusivo dos Papas, passou a ser usado pelos Metropolitanos a partir do século VI, tradição que perdura até aos nossos dias. O pálio é símbolo do serviço e da promoção da comunhão na própria Província Eclesiástica e na sua comunhão com a Sé Apostólica.

Arcebispos brasileiros recebem o pálio das mãos do Papa

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …