Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 15º Domingo Comum

Liturgia – 15º Domingo Comum

“A Palavra de Deus é viva e eficaz!”
1.ACOLHIDA.
Neste Domingo, Jesus quer iluminar nossa vida com sua Palavra viva e eficaz. A semente, da “Parábola do Semeador”, é símbolo do próprio Jesus que deseja ser acolhido em coração preparado e fértil, como um terreno bem adubado. Celebremos à missa com um coração generoso e limpo e não abarrotado de pedras e espinheiros.

2.Palavra de Deus.
Is 55,10-11 – Não jogue fora a Palavra de Deus; ela é a salvação que Jesus deposita em nosso coração. Escutemos com atenção a Palavra de Deus! É Jesus quem nos fala!

Rm 8,18-23 – A dor não é eterna, ela passa! Mas a felicidade prometida por Jesus ressuscitado, não passa, é eterna! Este mundo triste da corrupção e do pecado, também, passa! Esperamos uma nova terra onde habita a justiça, o respeito e o bem! E seremos libertados de todo mal! Seremos, enfim, livres e felizes habitando o mundo novo de Jesus.

Mt 13,1-23 – Jesus fala em parábolas para aqueles que querem ouvi-lo – “Quem tem ouvidos (e vontade de viver), ouça!” – Na vida cristã e espiritual, o problema não é a semente (são todas iguais), mas o terreno! A semente é a mesma para todos, mas o terreno varia de acordo com o preparo que dele fazemos! Como está sendo preparado o terreno de seu coração? Você está disposto e sedento para ouvir?

3.Reflexão
Jesus era, também, agricultor! Era contemplativo da obra do Pai, revelada na própria natureza: A chuva molha a terra, faz germinar a semente e o sol, com seu calor, amadurece a colheita. A “boa mãe terra” cumpre regularmente o seu ciclo produtivo e, no fim, oferece-nos o pão que nos alimenta. Mas a semeadura do agricultor induz o cristão a contemplar a semeadura espiritual da Palavra de Deus! O cristão moderno e de vida urbana, apenas, conhece o pão (quase sempre escasso) que vem colocado sobre a mesa. Não somos estimulados a contemplar o maravilhoso ciclo da “boa mãe terra”, que vai do seu preparo à semeadura até a mesa!

A Palavra de Deus é como a semente, e a semente é sempre misteriosa: Ele revela o segredo, guardado dentro de si, quando germina na terra molhada pela chuva e aquecida pelo sol. A Palavra de Deus é semente misteriosa que precisa ser semeada, enterrada, molhada pela chuva e aquecida pelo calor do Espírito Santo. Então, ela revela toda sua beleza interior… E produz muito fruto de bondade e justiça! A Palavra de Deus precisa da chuva da nuvem e do calor do Sol para germinar!

A qualidade da semente, o cuidado necessário com o terreno… Jesus mesmo explicou tudo isso em sua catequese! Guardemos na mente e no coração o texto deste Evangelho, e ele nos sirva de meditação durante a semana! Maria guardava no coração a Palavra de Deus, meditava e se alegrava com a iluminação que o Espírito Santo lhe dava! Da semeadura à colheita e do pão colocado sobre a mesa do agricultor… Tem um longo caminho necessário! Os frutos da semeadura e da colheita não são instantâneos!  Eles precisam ser acolhidos e meditados no coração!

A vida é linda, mas não é fácil! Contudo, ela é cheia de esperança: Haverá, sim, um mundo novo para os ressuscitados do Senhor Jesus. Aguardamos a adoção filial e a libertação para o nosso corpo!

Frei Carlos Zagonel, OFMCap

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …