Página Inicial / Noticias do Mundo / 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação

10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação

Evento que tem como tema “Educar para a comunicação” termina neste domingo, 20 de agosto.

Da Redação, com CNBB
Cerca de 700 pessoas se inscreveram e centenas de voluntários se encontram neste final de semana no centro de convenções “Expoville”, na cidade catarinense de Joinville, para a 10ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) promovido pela CNBB. O evento começou na quarta-feira, 16, com palestra de abertura do prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Viganò.
Nesta sexta-feira, 18, as atividades começam com a Celebração da Palavra com participação ecumênica. Em seguida, será feita a terceira grande conferência do encontro pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo. Ele vai tratar do “processo dialógico da comunicação”. A quarta palestra será dada pelo repórter da RBS TV, afiliada da Rede Globo, Ricardo Von Dorff, que apresentará o tema: “educar através da informação – o risco do fake news”. Entre as duas palestras, a TV Aparecida e a TV Canção Nova vão fazer atividades culturais.
Na parte da tarde, os participantes poderão participar de oficinas com temas específicos como “leitura crítica dos meios de comunicação”, com Elson Faxina, “oratório”, com Lena de Souza e “o uso de aplicativos na evangelização” com Leonardo Silva. No final do período, o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Dom Darci José Nicioli, coordena partilhas do público presente e faz o anúncio da cidade que vai sediar o 11º Muticom, em 2019.
À noite, homenagens a Dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville falecido há um ano, e ao padre Zezinho. O dia se concluirá com uma apresentação especial dos Cantores de Deus.

Sábado e domingo
No final de semana, os participantes do 10º Muticom deixam a cidade de Joinville por volta de 6h e partem para o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento (SC), onde será realizada a celebração de encerramento do encontro, presidida por Dom Darci José Nicioli. O almoço será oferecido nas instalações de apoio do Santuário e o retorno à Joinville está marcado para 14hs.
No domingo, todos são convidados a participar das missas nas comunidades da cidade de Joinville, incluindo a grande celebração na Catedral Nossa Senhora de Fátima.
Ontem, dois professores trataram do tema central do encontro, a educação para a comunicação, com o enfoque na “Educomunicação”: a irmã paulina Helena Corazza e o padre Maurício Cruz. Entre as conferências, foi realizada uma atividade cultural na qual foi apresentada o trabalho da Rede Vida de Televisão. Depois do almoço, os participantes do Muticom participaram de 10 oficinas com diversos temas. À noite, depois da projeção do documentário “Labaca”, foi realizada a apresentação do Balé Bolshoi do Brasil.

 

 

Você pode Gostar de:

CNBB lança edital do Concurso para Letra e Música da CF 2025

CNBB LANÇA EDITAL DO CONCURSO PARA A LETRA E A MÚSICA DO HINO DA CAMPANHA …