Página Inicial / Animação Litúrgica / 24º Domingo do Tempo Comum(17.09)

24º Domingo do Tempo Comum(17.09)

O PERDÃO É INSTRUMENTO DE CURA E SALVAÇÃO

17 de setembro de 2017
Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos e irmãs, o fiel cristão deve ser sempre uma testemunha autêntica de Cristo e, por isso, deve realizar, sem restrições, o perdão ao próximo, proclamando assim a importância da reconciliação e do acolhimento. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Senhor, quem entrará no santuário pra Te louvar? Quem tem as mãos limpas e o coração puro. Quem não é vaidoso e sabe amar/ 2. Senhor, eu quero entrar no santuário pra Te louvar. Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro. Arranca a vaidade, ensina-me amar. / 3. Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar. Teu sangue me lava, Teu fogo me queima. O Espírito Santo inunda meu ser.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL P.: O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa). P.: Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, criador de todas as coisas, volvei para nós o vosso olhar e, para sentirmos em nós a ação do vosso amor, fazei que vos sirvamos de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Meus irmãos, quando nós lemos e meditamos a Palavra de Deus, nós aprendemos a superar as ofensas e a cultivar o perdão. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Eclo 27, 33-28,9) – Leitura do Livro do Eclesiástico.
33O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las. 28,1Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. 2Perdoa a injustiça cometida por teu próximo: assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. 3Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? 4Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados? 5Se ele, que é um mortal, guarda rancor, quem é que vai alcançar perdão para os seus pecados? 6Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; 7pensa na destruição e na morte, e persevera nos mandamentos. 8Pensa nos mandamentos, e não guardes rancor ao teu próximo. 9Pensa na aliança do Altíssimo, e não leves em conta a falta alheia! Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 102/103)
R.: O SENHOR É BONDOSO, COMPASSIVO E CARINHOSO./ 1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!/ 2. Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ela salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão./ 3. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas./ 4. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
8. 2ª LEITURA (Rm 14, 7-9) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: 7Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./ Eu lhes dou este novo mandamento, nova ordem, agora, eu lhes dou, que se amem vocês mutuamente, como eu os amei, diz o Senhor!
10. EVANGELHO – (Mt 18, 21-35) P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo; e eu te pagarei tudo!’ 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo; e eu te pagarei!’ 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORACÃO DOS FIÉIS – P.: irmãos, confiados no perdão que o Pai nos deu em Seu Filho Jesus Cristo, peçamos: Ouvi, Senhor, a nossa oração!
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que Deus o conserve, o guarde e o fortaleça na sua missão de confirmar a nossa fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
2) Por nossos governantes, para que no caminho do bem comum promovam a paz e a concórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos superar as divisões e as intrigas, colaborando positivamente para a edificação do bem em nossa comunidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
4) Para que a Virgem Maria nos ajude a sermos sempre mais promotores da justiça, do perdão e da fraternidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
P.: Senhor nosso Deus, Pai de misericórdia infinita, não limiteis a Vossa indulgência à nossa capacidade de perdoar, mas ensinai-nos a descobrir em Vosso Filho a medida do Vosso perdão. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: SENHOR, MEU DEUS, OBRIGADO, SENHOR, PORQUE TUDO É TEU!/ 1. É teu o pão que oferecemos, é tua a vida que vivemos: obrigado, Senhor!/ 2. É teu o vinho que ofertamos é tua a dor que suportamos: obrigado, Senhor!/ 3.A tua vida é nossa vida, na tua casa recebida: obrigado, Senhor!/ 4. Na tua cruz, crucificados, seremos teus ressuscitados: obrigado, Senhor!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Sede propício, ó Deus, às nossas súplicas, e acolhei com bondade as oferendas dos vossos servos e servas para que aproveite à salvação de todos o que cada um trouxe em vossa honra. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum II: O mistério da salvação – MR (p. 429)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. É bom estarmos juntos à mesa do Senhor e, unidos na alegria, partir o pão do amor./ R.: NA VIDA CAMINHA QUEM COME DESTE PÃO. NÃO ANDA SOZINHO QUEM VIVE EM COMUNHÃO./ 2. Embora sendo muitos, é um só o nosso Deus. Com ele vamos juntos, seguindo os passos seus./ 3. Formamos a Igreja, o Corpo do Senhor, que em nós o mundo veja a luz do seu amor./ 4. Foi Deus quem deu outrora ao povo o pão do céu, porém, nos dá agora o próprio Filho seu./ 5. Será bem mais profundo o encontro, a comunhão, se formos para o mundo sinal de salvação./ 6. A nossa Eucaristia ajude a sustentar quem quer no dia a dia, o amor testemunhar.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que a ação da vossa Eucaristia penetre todo o nosso ser para que não sejamos movidos por nossos impulsos, mas pela graça do vosso sacramento. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS:
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL
CANTO OPCIONAL
R.: TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS-AMOR, DE UM DEUS IRMÃO É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO / 1. Jesus Cristo é a palavra. Pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade./ 2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor. Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor./ 3. Vossa Lei se fundamenta na palavra dos apóstolos: João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé./ 4. Vinde a nós, o Santo Espírito, vinde nos iluminar. A palavra que nos salva nós queremos conservar.

Preparando a Partilha da Palavra
O perdão das ofensas é um dos pontos mais acentuados pelos Evangelhos e pelas cartas dos Apóstolos. É condição fundamental para o batizado entrar e permanecer no Reino dos Céus. Não compreender esse ensinamento ou não fazer o coração governar-se por ele é rejeitar uma exigência básica para a salvação. Talvez porque o perdão custe tanto ao homem, Jesus tenha insistido com palavras, parábolas e exemplo pessoal. Uma de suas últimas palavras foi de perdão: “Pai, perdoai-lhes”. E o perdão entrou destacado no modelo de oração que Ele deixou à comunidade, o Pai Nosso: “perdoai-nos as nossas ofensas como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Quem não sabe perdoar não é acolhedor. Só o humilde sabe acolher bem. Só um coração generoso se interessa pela salvação do irmão que lhe deve. Quem se põe a corrigir e não sabe rezar com a pessoa que errou, nada consegue. O orgulhoso, que quer corrigir o outro, geralmente mostra prepotência, que agride o amor fraterno. A correção fraterna e o perdão fazem parte das exigências do Reino dos Céus. “O homem olha as aparências, mas o Senhor olha o coração”. Deus vê por dentro, onde correm os pensamentos, onde se tomam as decisões, onde se curtem os sentimentos. É, portanto, no interior de cada um de nós que deve nascer o perdão. Ainda é comum entre os cristãos, porém, um comportamento expresso com frases como: “Eu perdoei, mas para mim fulano é como se não existisse”. Essa atitude não é cristã e impede a plena comunhão com Deus. O não perdoar “de coração” produz imediatamente desconfiança, e a desconfiança impede qualquer gesto de paz. Na mensagem aos povos da América Latina, os bispos reunidos em Puebla ensinaram que “não existe gesto mais sublime do que o perdão”. Não adianta pedir paz a Deus e alimentar a guerra no coração. Perdoar é dar oportunidade de recomeçar de forma diferente, acreditar que todos nós podemos ser melhores e que um ser humano é obra muito preciosa para ser abandonada.

LEITURAS DA SEMANA
2ª-f:1Tm 2,1-8; Sl 27(28); Lc 7,1-10
3ª-f: S. Januário BMt, MFac. 1Tm 3,1-13; Sl 100(101); Lc 7,11-17
4ª-feira. Ss. André Kim Taegon Presb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts. mem.1Tm 3,14-16; Sl 110(111); Lc 7,31-35
5ª-f: S. Mateus Ap, festa. Ef 4,1-7.11-13; Sl 18(19); Mt 9,9-13
6ª – f : 1Tm 6,2c-12; Sl 48(49); Lc 8,1-3
Sáb. S. Pio de Pietrelcina Presb, memória. 1Tm 6,13-16; Sl 99(100); Lc 8,4-15
Quarta Semana do Saltério
Vigésima Quarta Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …