Página Inicial / Animação Litúrgica / 25º Domingo do Tempo Comum(24.09)

25º Domingo do Tempo Comum(24.09)

É JUSTO O SENHOR EM SEUS CAMINHOS,É SANTO EM TODA OBRA QUE ELE FAZ.
Dia da Bíblia
24 de setembro de 2017
Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos amados, neste Dia Nacional da Bíblia, somos convidados a conhecer e amar os Livros Santos, por meio da leitura atenta e piedosa, vivenciando o que Deus mesmo nos ensina nas Sagradas Escrituras. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Senhor, quem entrará no santuário pra Te louvar? Quem tem as mãos limpas e o coração puro. Quem não é vaidoso e sabe amar/ 2. Senhor, eu quero entrar no santuário pra Te louvar. Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro. Arranca a vaidade, ensina-me amar. / 3. Senhor, já posso entrar no santuário pra te louvar. Teu sangue me lava, Teu fogo me queima. O Espírito Santo inunda meu ser.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Meus irmãos, por meio de Sua Palavra, revelada nas Sagradas Escrituras e celebrada na Liturgia, Cristo nos convida a participar de Seu Reino. Ouçamos as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 55, 6-9) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
6Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. 8Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 112/113) R.: O SENHOR ESTÁ PERTO DA PESSOA QUE O INVOCA! / 1. Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza. / 2. Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura. / 3. É justo o Senhor em seus caminhos, é santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
8. 2ª LEITURA (Fl 1, 20c – 24.27a) – Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.
Irmãos: 20cCristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo – o que para mim seria de longe o melhor – 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 27aSó uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Vinde abrir nosso coração, Senhor, ó Senhor, abri nosso coração, e, então, do vosso Filho a palavra poderemos acolher com muito amor!
10. EVANGELHO – (Mt 20, 1-16a) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: 1“O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. 3Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, 4e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! E eu vos pagarei o que for justo’. 5E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três horas da tarde, e fez a mesma coisa. 6Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ 7Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. 8Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ 9Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. 10Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. 11Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: 12‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. 13Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? 14Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. 15Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ 16aAssim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, com a confiança de filhos e filhas, dirijamos a Deus Pai os nossos pedidos. Digamos juntos: Nós Vos rogamos, Senhor, ouvi-nos!
TODOS: NÓS VOS ROGAMOS, SENHOR, OUVI-NOS!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que cumpra a missão de anunciar a Boa Nova da Salvação a todos os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: NÓS VOS ROGAMOS, SENHOR, OUVI-NOS!
2) Pelos governantes e autoridades públicas, para que, cientes do poder que lhes foi conferido, realizem os seus projetos em defesa dos marginalizados e dos excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: NÓS VOS ROGAMOS, SENHOR, OUVI-NOS!
3) Por nossos irmãos que sofrem no corpo e na alma, para que encontrem em Cristo, Palavra eterna do Pai, a força para carregar a cruz de cada dia, rezemos ao Senhor.
TODOS: NÓS VOS ROGAMOS, SENHOR, OUVI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que sejamos sensíveis ao convite de Cristo para trabalharmos em Sua vinha, abertos aos Seus ensinamentos e perseverantes no testemunho da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: NÓS VOS ROGAMOS, SENHOR, OUVI-NOS!
5) Por todo o povo de Deus, para que se dedique mais ao estudo e à leitura orante das Escrituras, rezemos ao Senhor.
TODOS: NÓS VOS ROGAMOS, SENHOR, OUVI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor nosso Deus, cujos pensamentos e caminhos estão muito acima dos nossos, escutai as súplicas que Vos dirigimos neste dia. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: SENHOR, MEU DEUS, OBRIGADO, SENHOR, PORQUE TUDO É TEU!/ 1. É teu o pão que oferecemos, é tua a vida que vivemos: obrigado, Senhor!/ 2. É teu o vinho que ofertamos é tua a dor que suportamos: obrigado, Senhor!/ 3. A tua vida é nossa vida, na tua casa recebida: obrigado, Senhor!/ 4. Na tua cruz, crucificados, seremos teus ressuscitados: obrigado, Senhor!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI B- Para as Diversas Circunstâncias II – MR (p. 848)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. É bom estarmos juntos à mesa do Senhor e, unidos na alegria, partir o pão do amor./ R.: NA VIDA CAMINHA QUEM COME DESTE PÃO. NÃO ANDA SOZINHO QUEM VIVE EM COMUNHÃO./ 2. Embora sendo muitos, é um só o nosso Deus. Com ele vamos juntos, seguindo os passos seus./ 3. Formamos a Igreja, o Corpo do Senhor, que em nós o mundo veja a luz do seu amor./ 4. Foi Deus quem deu outrora ao povo o pão do céu, porém, nos dá agora o próprio Filho seu./ 5. Será bem mais profundo o encontro, a comunhão, se formos para o mundo sinal de salvação./ 6. A nossa Eucaristia ajude a sustentar quem quer no dia a dia, o amor testemunhar.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, auxiliai sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS:
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL
CANTO OPCIONAL
R.: TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS-AMOR, DE UM DEUS IRMÃO É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO / 1. Jesus Cristo é a palavra. Pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade./ 2. Os profetas sempre mostram a vontade do Senhor. Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor./ 3. Vossa Lei se fundamenta na palavra dos apóstolos: João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiram esta fé./ 4. Vinde a nós, o Santo Espírito, vinde nos iluminar. A palavra que nos salva nós queremos conservar.

Preparando a Partilha da Palavra
Na primeira leitura de hoje o profeta diz aos israelitas exilados na Babilônia e a todos os que continuam pensando como eles: Convertei-vos, mudai a vossa forma de pensar! A conversão que ele pede não é somente um afastamento dos pecados, da corrupção moral, é muito mais: é a mudança radical no modo de formar o conceito de Deus. Logo em seguida o próprio Senhor toma a palavra e explica o motivo pelo qual ele se comporta de forma inesperada com aqueles que erraram: “É que os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, os vossos caminhos são diferentes dos meus.Tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e os meus pensamentos ultrapassam os vossos”. A Carta aos Filipenses revela as emoções mais íntimas, mãos doces, mais ternas do coração de Paulo. Ele suportou muitos sofrimentos e muitas contrariedades; agora se sente bastante cansado e começa a pensar sempre com maior frequência no encontro definitivo com aquele Jesus ao qual dedicou a sua vida. Deseja morrer para estar sempre com Cristo, mas este desejo contraria um outro: gostaria também de continuar trabalhando para a difusão do Evangelho e para consolidar as comunidades que fundou. Nós não podemos merecer nada diante de Deus, dele somente podemos receber dons e agradecer… Por que não alegrar-se, por que não ficar feliz, se um dia, mesmo quem tenha errado e errado por completo na vida, recebe de Deus o dom da salvação? A parábola de hoje representa muito para as nossas comunidades. Na Igreja não deve haver aqueles que exigem mais “porque chegaram antes”. Ninguém deve sentir-se um “veterano” porque se converteu antes a Cristo. Todos são iguais. Ninguém é “o senhor da vinha”, pois todos são operários e se encontram no mesmo nível: não há motivos para superioridade. A reação que atribuirmos aos operários da parábola reproduz a nossa reação diante da bondade e da generosidade de Deus. Na “vinha do Senhor” trabalha-se gratuitamente, não se trabalha para ter um salário maior, não se pratica o bem em favor do irmão para ter o direito a um prêmio no céu. Seria egoísmo imperdoável servir-se do irmão pobre e necessitado para acumular méritos diante do Deus… O cristão deve amar porque descobriu como é bonito amar desinteressadamente, como o Pai. Fazer o bem pelo prazer de fazer o bem.

LEITURAS DA SEMANA
2ª-f: Esd 1,1-6; Sl 125(126); Lc 8,16-18
3ª-f: Ss. Cosme e Damião Mts, MFac. BV.Paulo VI Pp, MFac. Esd 6,7-8.12b.14-20; Sl 121(122); Lc 8,19-21
4ª-f: S. Vicente de Paulo, Pb ,memória. Esd 9,5-9 Cânt.: Tb 13,2.3-4a.4bcd.5.8 (R/. 2a) Lc 9,1-6
5ª-f: S. Venceslau Mt; S. Lourenço Ruiz e Comps. Mts., MFac. Ag 1,1-8; Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R/. 4a); Lc 9,7-9
6ª-f: S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael Arcanjos, festa .Dn 7,9-10.13-14 ou Ap 12,7-12a; Sl 137(138); Jo 1,47-51
Sáb. S. Jerônimo, PresbDr, memória. Zc 2,5-9.14-15a; Cânt.: Jr 31,10.11-12ab.13 (R/. 10d); Lc 9,43b-45
Primeira Semana do Saltério
Vigésima Quinta Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …