Página Inicial / Noticias do Mundo / Na Catequese, Papa encoraja a amar as pessoas e cultivar esperanças

Na Catequese, Papa encoraja a amar as pessoas e cultivar esperanças

Em uma Catequese diferente, o Papa deu vários conselhos, como não ter medo de sonhar, viver com esperança e não se desesperar

Da redação, com Rádio Vaticano

A Audiência Geral desta quarta-feira, 20, do Papa Francisco foi diferente. A tradicional Catequese deu lugar a uma “conversa imaginária” com um jovem ou qualquer pessoa aberta ao aprendizado. Retomando o tema das catequeses anteriores, sobre a esperança, o Pontífice inovou ao falar da “educação à esperança”, com uma série de exortações.
A primeira delas é “não se renda às trevas”. Francisco explica que o primeiro inimigo a ser combatido está dentro da própria pessoa, portanto, não se deve dar espaço aos pensamentos negativos.
“A luta que conduzimos aqui não é inútil, ao final da existência não nos espera o naufrágio: em nós palpita algo de absoluto. Deus não desilude. Tudo nasce para florescer numa eterna primavera”, disse o Santo Padre, que citou o diálogo entre o carvalho e a amendoeira. O carvalho pediu à amendoeira que falasse de Deus, e ela floresceu.
Diante disso, o Papa exortou aos presentes: “Onde quer que estiver, construa! Se estiver no chão, levante-se! Se estiver sentado, coloque-se em caminho! Se o tédio o paralisa, realize obras de bem! Se estiver desmoralizado, peça que o Espírito Santo possa preencher o seu vazio.”
O Pontífice prosseguiu convidando os fiéis a promover a paz no meio dos homens e a não ouvir a voz de quem espalha ódio e divisão. Por mais diferente que sejam, as pessoas foram criadas para viverem juntas:
“Ame os seres humanos. Cada criança que nasce é a promessa de uma vida que, mais uma vez, se demonstra mais forte do que a morte. Jesus nos entregou uma luz que brilha nas trevas: proteja-a. Esta única chama é a maior riqueza confiada a sua vida.”
Outra exortação de Francisco é sonhar sem medo, sonhar com um mundo que ainda não se vê, mas certamente chegará. Ele afirma que os homens que cultivaram esperanças são também os que venceram a escravidão e promoveram melhores condições de vida sobre a terra.
“Seja responsável por este mundo e pela vida de cada homem. Pensa que toda injustiça contra um pobre é uma ferida aberta e deprecia sua dignidade. A vida não cessa com a sua existência, neste mundo virão outras gerações”.
Outro convite do Papa é pedir a Deus o dom da coragem. “O nosso inimigo mais insidioso nada pode contra a fé. Se um dia o medo o tomar, pense simplesmente que Jesus vive em você. Tenha sempre a coragem da verdade”, lembrando-se porém que não é superior a ninguém e levando no coração os sofrimentos de toda criatura.
O Santo Padre aconselhou ainda os fiéis a cultivar os ideais e viver por algo que supere o homem. Se errar, é preciso levantar, pois nada é mais humano do que cometer erros, pontou o Papa.
“Deus é seu amigo. Aprenda com a maravilha, cultive o estupor. Viva, ame, sonhe, acredite. E, com a graça de Deus, jamais se desespere.”

Na Catequese, Papa encoraja a amar as pessoas e cultivar esperanças

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …