Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 25º Domingo Comum 24.09.2017

Liturgia – 25º Domingo Comum 24.09.2017

LITURGIA – 25º DOMINGO COMUM 24.09.2017.
“O SENHOR ESTÁ PERTO DA PESSOA QUE O INVOCA!”
1.Acolhida
A celebração dominical da Eucaristia é convite do próprio Cristo! Nesta celebração seremos instruídos, alimentados e curados de nossas enfermidades. A Liturgia dominical não é um dever! É um convite pessoal para um encontro íntimo com o Senhor.
Prestemos atenção à Palavra proclamada (Liturgia da Palavra/homilia), abramos o coração ao amor (Encontro pessoal com o Senhor) e alimentemo-nos com o Corpo e Sangue de Jesus (Remédio e alimento de salvação). E, durante a celebração, no mínimo, desliguemos nosso celular!

2.Palavra de Deus.
Is 55,6-9 – Não somos mestres da Palavra de Deus; somos, apenas, discípulos: deixemo-nos ensinar por ela.

Fl 1,20-24.27 – Paulo ama apaixonadamente a Cristo! Para ele seria bom estar com Cristo no céu, mas por seu amor aceita ficar mais tempo na terra servindo aos irmãos na fé. Amor heróico!

Mt 20,1-16 – A Parábola de Jesus revela duas realidades importantes: primeira, a realidade social do desemprego (Operários que perderam suas terras por causa dos impostos; agora são diaristas) e a realidade do Reino de Deus e sua justiça que não se rege pelo regime capitalista (é dom gratuito de Deus; não é conquista humana).

3.Reflexão.
O profeta Isaias acompanha o Povo de Israel no exílio. É pastor dos exilados. Reanima-lhes a fé na graça da volta para a Palestina. Mas, estes Sonham com a vingança contra os inimigos exploradores! Não pensam em partilhar a graça da salvação com os outros povos. Por isso, Isaias recorda–lhes que os pensamentos e os caminhos de Deus são bem diferentes dos caminhos sonhados por Israel. O amor de Deus é sem limites, é universal! A salvação é para todos os povos!

O Senhor, de fato, está perto de todo aquele que o invoca, mas que o invoca com humildade e reconhecimento. Somos discípulos de Deus e não mestres e donos dos próprios caminhos. Invoquemos o Senhor com humildade de discípulos e veremos as maravilhas que Ele faz com aqueles que o invocam adorando-o. “Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai” (Fl 2,11). O amor e a ternura de nosso Deus são infinitos e abraça toda a criatura (até os pecadores). Deus quer salvar todo mundo!

Jesus revela a gratuidade do Reino de Deus. Somos convidados a trabalhar nele como parceiros, mas o Reino de Deus não é conquista humana. É graça, alegria e felicidade de pertencer a Ele! Mas não é conquista ou fruto de nosso trabalho humano! Para entrar no Reino de Deus devemos renunciar ao espírito capitalista, devemos entrar na lógica de Jesus, onde tudo é graça e amor divino. Se você não  mudar sua cabeça, não entra.

Os nossos pensamentos espirituais são pequenos, são rasteiros demais! Precisamos abrir nosso coração para a lógica do amor divino e aceitar (mesmo sem compreender) que a vida espiritual e a promessa de nosso Deus estão acima do mundo atual.  Deixemos a luz divina entrar em nosso coração e modificar profundamente nossa visão e nossa compreensão das coisas de Deus.

“Vinde Senhor, abrir o nosso coração e, então, poderemos acolher a vossa Palavra.”

Frei Carlos Zagonel, OFMCap

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …