Página Inicial / Noticias do Mundo / Arcanjos são companheiros de vida, diz Papa em homilia

Arcanjos são companheiros de vida, diz Papa em homilia

Homilia do Papa na Missa de hoje foi dedicada aos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, celebrados hoje pela Igreja.

Da Redação, com Rádio Vaticano
Nesta sexta-feira, 29, a Igreja católica celebra a festa dos santos arcanjos, Miguel, Rafael e Gabriel. E essa foi a inspiração para a homilia do Papa Francisco na Missa presidida por ele na Casa Santa Marta. O Santo Padre destacou que os homens e os anjos têm a mesma vocação: “cooperar juntos para o desígnio de salvação de Deus”.
“Somos – por assim dizer – ‘irmãos’ na vocação. E eles estão diante do Senhor para servi-lo, louvá-lo e também para contemplar a glória do rosto do Senhor. Os anjos são os grandes contemplativos. Eles contemplam o Senhor; servem e contemplam. Mas também o Senhor os envia para nos acompanhar no caminho da vida”.

Em especial, Miguel, Gabriel e Rafael, explicou Francisco, têm um papel importante no caminho rumo à salvação. O Grande Miguel é que declara guerra ao diabo, ao “grande dragão, à “velha serpente” que perturba a vida , seduz toda a terra habitada assim como seduziu Eva com argumentos convincentes e, depois, quando o homem cai, ele o acusa diante de Deus.
“ “Mas coma o fruto! Lhe fará bem, lhe fará conhecer muitas coisas” ”… E começa, assim como a serpente, a seduzir, a seduzir … E depois, quando caímos, nos acusa diante de Deus: “É um pecador, é meu!”. Ele é meu: é justamente a palavra do diabo. Nos vence com a sedução e, depois, nos acusa diante de Deus: “É meu. Eu o levo comigo”, explicou o Papa. E Miguel declara guerra. O Senhor lhe pediu que declarasse guerra. Francisco ressaltou que, para os que estão em caminho nesta vida rumo ao Céu, Miguel ajuda a declarar guerra ao diabo, a não deixar o homem se seduzir.
É um trabalho de defesa que Miguel faz pela Igreja e por cada um, diferente do papel de Gabriel, o outro arcanjo de hoje, aquele que, recorda o Papa, traz as boas notícias; aquele que levou a notícia a Maria, a Zacarias, a José: a notícia da salvação. Também Gabriel está com o homem, assegura ainda o Papa, e ajuda-o no caminho, quando ele esquece o Evangelho de Deus, que Jesus veio para nos salvar.
O terceiro arcanjo celebrado hoje é Rafael, aquele que “caminha conosco” e que ajuda neste caminho: deve-se pedir a ele, é o convite do Papa, para proteger da “sedução de dar um passo errado”.
“Miguel, ajude-nos na luta; cada um sabe qual luta tem em sua vida hoje. Cada um de nós conhece a luta principal, que faz arriscar a salvação. Ajude-nos. Gabriel, traga-nos notícias, traga-nos a Boa Notícia da Salvação, que Jesus está conosco, que Jesus nos salvou e nos dê esperança. Rafael, segure a nossa mão e nos ajude no caminho para não errarmos a estrada, para não permanecermos parados. Sempre caminhando, mas ajudados por você”, foi a oração final do Papa.

noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/arcanjos-sao-companheiros-de-vida-diz-papa-em-homilia/

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …