Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade de Todos os Santos(05.11)

Solenidade de Todos os Santos(05.11)

TODOS OS SANTOS – SOLENIDADE – ANO A (05 de novembro)
Cor Litúrgica: Branca
A.: Irmãos amados, na Solenidade de Todos os Santos, nós fazemos memória de todos aqueles que deram testemunho de Jesus durante a sua vida terrena, esforçando-se por praticar os Seus ensinamentos. Alegremo-nos com estes nossos irmãos e irmãs que nos precederam e que agora, na glória do Céu, recebem a recompensa merecida. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: CONOSCO ALEGRAM-SE OS ANJOS E GLORIFICAM O FILHO DE DEUS./ 1. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo./ 2. Adore ao Senhor a terra inteira e o respeitem os que habitam o universo!/ 3. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor e a nação que escolheu por sua herança!/ 4. Ele formou o coração de cada um /e por todos os seus atos se interessa.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco!
TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE
NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus Eterno e Todo-Poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os Santos, concedei-nos por intercessores tão numerosos a plenitude da vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Caros irmãos, por meio da escuta da Palavra, aprendemos o caminho da santidade. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Ap 7, 2-4.9-14) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12”Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu Senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – DO SALMO (23/24) – R.: É ASSIM A GERAÇÃO DOS QUE PROCURAM O
SENHOR!/ 1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável./ 2. Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime./ 3. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador. É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.
8. 2ª LEITURA (1Jo 3, 1-3) –Leitura da Primeira Carta de São João.
Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.Vinde a mim, todos vós que estais cansados e penais a carregar pesado fardo, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
10. EVANGELHO – (Mt 5, 1-12a) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3”Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a  terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque  alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 0Bemaventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos Céus.   1Bemaventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e
glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS –P.: Irmãos caríssimos, uma multidão imensa de intercessores nos sustenta hoje, enquanto elevamos a Deus todo-poderoso nossas orações por todos os homens. Digamos com fé: Santificai, Senhor, a Vossa Igreja!
TODOS: SANTIFICAI, SENHOR, A VOSSA IGREJA!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, caminhando na luz da fé e da esperança, se santifique sempre mais em todos os seus membros mediante a vivência das Bem-aventuranças, rezemos ao Senhor.
TODOS: SANTIFICAI, SENHOR, A VOSSA IGREJA!
2) Pelas autoridades do poder público, para que, conscientes de suas responsabilidades, busquem o bem comum e defendam sempre os direitos humanos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SANTIFICAI, SENHOR, A VOSSA IGREJA!
3) Pelos doentes, pelos excluídos e marginalizados, para que, nas bem-aventuranças do Evangelho, encontrem esperança e alegria, rezemos ao Senhor.
TODOS: SANTIFICAI, SENHOR, A VOSSA IGREJA!
4) Pelos fiéis falecidos, para que, justificados pela fé e reconhecidos pelas obras, participem da
felicidade e da recompensa prometidas por Jesus, rezemos ao Senhor.
TODOS: SANTIFICAI, SENHOR, A VOSSA IGREJA!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor, que Vossa mão proteja, purifique e sustente o povo que vos suplica, e, confortado na vida presente, possa caminhar para os bens futuros. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: VEJO A MULTIDÃO EM VESTES BRANCAS, CAMINHANDO ALEGRE,
JUBILOSA. É A ACLAMAÇÃO DE TODO O POVO QUE JESUS É SEU SENHOR./ 1. Também estaremos nós um dia assim regenerados pelo amor. Nesta esperança viveremos, somos a família dos cristãos. Nossa lei é sempre o amor./ 2. Povo que caminha rumo à Pátria, a nova cidadela dos cristãos. Passos firmes, muita fé nos olhos, muito amor carregam, são irmãos. Nossa lei é sempre o amor./ 3. Rumo à liberdade, decididos nem sequer se voltam para trás. Muita violência se fizeram, alcançaram com firmeza a paz. Nossa lei é sempre o amor./ 4. Nós aqui estamos ansiosos, celebrando o dia do Senhor. Não nos custa crer, pois afinal unidos já estamos no amor. Nossa lei é sempre o amor.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Possam agradar-vos, ó Deus, as oferendas apresentadas em honra de todos os Santos. Certos de que eles já alcançaram a imortalidade, esperamos sua intercessão contínua pela nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – Prefácio: A Jerusalém celeste – MR (p. 692) –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:FELIZES OS POBRES, FELIZES OS MANSOS, QUEM BUSCA A JUSTIÇA, COM SEDE E COM FOME. FELIZ QUEM QUER PAZ, FELIZ QUEM É PURO, FELIZ QUEM PADECE, SENHOR, POR TEU NOME!/ 1. Vamos juntos dar glória ao Senhor e a seu nome fazer louvação. Procurei o Senhor, me atendeu, me livrou de uma grande aflição./ 2. Olhem todos pra ele e se alegrem, todo tempo sua boca sorria! Este pobre gritou e ele ouviu, fiquei livre de minha agonia./ 3. Acampou na batalha seu anjo, defendendo seu povo e o
livrando. Provem todos, pra ver como é bom o Senhor que nos vai abrigando./ 4. Santos todos, adorem o Senhor, aos que o amam, nenhum mal assalta. Quem é rico, empobrece e tem fome, mas, a quem busca a Deus, nada falta./ 5. Ó meus filhos, escutem o que eu digo, pra aprender o temor do Senhor. Qual o homem que ama sua vida, e a seus dias quer dar mais valor?/ 6. Tua língua preserva do mal e não deixes tua boca mentir. Ama o bem e detesta a maldade, vem a paz procurar e seguir!/ 7. Sobre o justo o Senhor olha sempre, seu ouvido se põe a escutar. Que teus olhos se afastem dos maus, pois, ninguém deles vai se lembrar./ 8. Deus ouviu, quando os justos chamaram e livrou-os de sua aflição. Está perto de quem se arrepende, ao pequeno ele dá salvação.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ao celebrarmos, ó Deus, todos os Santos, nós vos adoramos e admiramos, porque só vós sois o Santo, e imploramos que a vossa graça nos santifique na plenitude do vosso amor, para que, desta mesa de peregrinos, passemos ao banquete do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (P. 529)
P.: Deus, glória e exultação dos Santos que hoje celebrais solenemente, vos abençoe para sempre.
TODOS: AMÉM
P.:Livres por sua intercessão dos males presentes, e inspirados pelo exemplo de suas vidas, possais colocar-vos constantemente a serviço de Deus e dos irmãos.
TODOS: AMÉM
P.: E, assim, com todos eles, vos seja dado gozar a alegria da verdadeira pátria, onde a Igreja reúne os seus filhos e filhas aos santos para a paz eterna.
TODOS: AMÉM
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM

LEITURAS DA SEMANA
2ª-f: Rm 11, 29-36; Sl 68(69); Lc 14,12-14
3ª-f: Rm 12,5-16a; Sl 130(131); Lc 14,15-24
4ª-f: Rm 13,8-10; Sl 111(112); Lc 14,25-33;
5ª-f: Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma) festa. Ez 47,1-2.8-9.12 ou 1Cor 3,9c-11.16-17; Sl
45(46); Jo 2,13-22.
6ª-f: S. Leão Magno PpDr, mem. Rm 15,14-21; Sl 97(98); Lc 16,1-8
Sáb: S. Martinho de Tours B, mem. Rm 16,3-9.16.22-27; Sl 144(145); Lc 16, 9-15

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …