Página Inicial / Notícias / Beatificação de João Paulo II

Beatificação de João Paulo II

Primeira fase da causa de João Paulo II se concluirá no 2º aniversário de sua partida.

VATICANO, 12 Mar. 07 (ACI) .- A primeira fase, "fase diocesana", da causa de beatificação do Servo de Deus João Paulo II se encerrará no próximo dia 2 de abril, o mesmo dia em que se fazem dois anos de sua morte, informou neste sábado o Cardeal Camillo Ruini, Vigário do Papa para a cidade de Roma.

Com o encerramento desta fase, a mais trabalhosa, a causa passará à Congregação para a Causa dos Santos, onde se examinará a evidência do heroísmo de suas virtudes, e se aguardará a confirmação de um milagre para poder proclamá-lo primeiro beato, santo depois.

Os promotores da causa "João Paulo o Grande", destacaram que existe abundante informação que comprova suficientemente a existência de mais de um milagre ocorrido por intercessão do Servo de Deus. Existe o caso de um americano que pôde curar de uma afecção hepática incurável e o de uma religiosa francesa que padecia de Parkinson e que ficou curada no mesmo dia da partida do Papa Wojtyla à Casa do Pai.

A causa de João Paulo II se abriu por expresso desejo de Bento XVI, sem ter que esperar a que transcorram cinco anos de sua morte, como estabelece o Código de Direito Canônico. Com efeito, o Papa Bento XVI a anunciou em 13 de maio de 2005, o dia em que se faziam 24 anos do atentado contra seu Predecessor às mãos de Mehmet Alí Agca e festividade da Virgem da Fátima.

Embora muitos auguram que o processo será breve, o postulador da causa, o Pe. Slawomir Oder, recordou que há que ter paciência, ao recordar que a Congregação deve revisar mais de cem mil páginas de discursos e textos somente da etapa de seu pontificado.

O processo de beatificação de João Paulo II está praticamente pronto. A informação foi dada pela agência de notícias polonesa TPA, citando fontes do Vaticano. No próximo dia 2 de abril, o segundo aniversário da morte do Papa, terá lugar em Roma a cerimônia de encerramento deste processo.
O Vicariato romano já tem todas as análises teológicas dos escritos de Karol Wojtila, inclusive das suas obras literárias e estão quase terminados os trabalhos da comissão histórica que analisou os apontamentos pessoais do Papa.

As 130 testemunhas do processo foram já também quase todas ouvidas e em breve serão escutadas os 13 teólogos encarregados de apresentar razões que possam ser obstáculo à beatificação de João Paulo II. Entretanto, já está pronta a documentação relativa ao milagre atribuído à intercessão do Papa polonês. A decisão final será tomada por Bento XVI.

Fonte: SIR

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …