Página Inicial / Notícias / A Eucaristia é a fonte da alegria

A Eucaristia é a fonte da alegria

Domingo "Laetare": A Eucaristia é a fonte da alegria do cristão, diz o Papa.

VATICANO, 18 Mar. 07 (ACI) .- Hoje, quarto domingo de Quaresma chamado em latim Domingo "Laetare", quer dizer, "Alegre-te" pela proximidade da Páscoa, o Papa Bento XVI disse ante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus que a *Eucaristia é a fonte da alegria cristã*.

"*Hoje a liturgia nos convida a nos alegrar porque se aproxima a Páscoa*, o dia da vitória de Cristo sobre o pecado e sobre a morte", disse o Santo Padre hoje, ao meio-dia, após retornar de sua visita à Instituição Penal para Menores de Casal de Marmo, em Roma.

"*Mas onde se encontra a fonte da alegria cristã mais que na Eucaristia, *que Cristo nos deixou como Alimento espiritual, enquanto somos peregrinos nesta terra? A Eucaristia alimenta nos fiéis de toda época essa alegria profunda, que faz tudo com o amor e com a paz, e que tem origem na comunhão com Deus e com os irmãos", comentou antes de dirigir a oração Mariana.

*Sacramentum Caritatis*

Em seu discurso breve, o Pontífice se referiu à Exortação Apostólica Pós Sinodal Sacramentum Caritatis, que foi apresentada na terça-feira passada e que tem como tema a Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja.

Sobre este texto, o Papa sublinhou que "é *expressão da fé da Igreja universal* no Mistério eucarístico, e se situa em *continuidade *com o Concílio Vaticano II e o magistério de meus venerados predecessores Paulo VI e João Paulo II".

"Neste Documento quis, entre outras coisas, *evidenciar seu vínculo com a Encíclica Deus caritas est*: eis aqui por que escolhi como título Sacramentum Caritatis, retomando uma bela definição da Eucaristia de Santo Tomas de Aquino, ‘Sacramento do amor’. Sim, –prosseguiu– *na Eucaristia Cristo quis nos dar seu amor, que o impulsionou a oferecer na cruz a vida por nós*".

Bento XVI recordou que na Última Ceia, Jesus nos deixou o mandamento do amor e que este só pode ser vivido "permanecendo unidos a Ele, como sarmentos à videira".

Quando, portanto, alimentamo-nos com fé de seu Corpo e de seu Sangue*, seu amor passa a nós e nos faz capazes por nossa vez de dar a vida pelos irmãos*.* D*aqui brota a alegria cristã, a alegria do amor".

Por último, referiu-se à Virgem Maria, "’Mulher eucarística’ por excelência", "obra mestra da graça divina". "Junto a Ela, custodiando ao Redentor, Deus pôs a São José, de quem amanhã celebraremos a solenidade litúrgica. Invoco especialmente a este grande Santo para que crendo, celebrando e vivendo com fé o Mistério eucarístico, o Povo de Deus seja invadido pelo amor de Cristo e difunda seus frutos de alegria e paz a toda a humanidade".

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …