Página Inicial / Animação Litúrgica / 2º Domingo do Advento (10.12)

2º Domingo do Advento (10.12)

“PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR” (Mc 1,3b)
10 de dezembro de 2017
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO – ANO B – SÃO MARCOS Cor litúrgica: roxo
ANO NACIONAL DO LAICATO
A.: Irmãos amados, nesta Liturgia, a voz de João Batista continua clamando no deserto de nossa realidade, convidando-nos à conversão e preparando-nos para receber o Cristo que vem. Iniciemos, vigilantes, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: OUVE-SE NA TERRA UM GRITO, DO POVO UM GRANDE CLAMOR: “SENHOR, ABRE OS CÉUS, QUE AS NUVENS CHOVAM O SALVADOR!” / 1. É um só canto de amor e esperança, que a terra mãe, germinando, contém: a ti, Senhor, nós clamamos: Vem, Senhor Jesus, vem! /2. Mesmo se as guerras destroem a terra, pondo em perigo a paz e o bem, que a nossa voz não se canse: Vem, Senhor Jesus, vem!/3. Vem reunir hoje as tuas Igrejas, a tua prece rezamos, também, o nosso amor sempre espere: Vem, Senhor Jesus, vem!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM.
P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ONDE HOUVER COROA DO ADVENTO
Animador: Estamos nos preparando para celebrar a festa de luz e de vida: o Nascimento do Salvador. Acrescentamos a esta coroa do advento uma luz a cada domingo deste tempo, para que relembremos a escuridão do mundo pecador antes da vinda do Salvador. (após acender as velas, rezar a seguinte oração):
P.: Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
4. ATO PENITENCIAL -P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. P.: Senhor, que sois o defensor dos pobres, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Cristo, que sois o refúgio dos fracos, tende piedade de nós.
TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
CEL.: Senhor, que sois a esperança dos pecadores, tende piedade de nós.
TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
TODOS: AMÉM.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro do vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, saibamos acolher o Senhor que vem, escutando e praticando a Sua Palavra. Ouçamos com atenção.
1ª LEITURA (Is 40, 1-5.9-11) – Leitura do Livro do Profeta Isaías. 1“Consolai o meu povo, consolai-o! – diz o vosso Deus –. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o
dobro por todos os seus pecados”. 3Grita uma voz: “Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa-nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa-nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: ‘Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo: ele mesmo tange as ovelhas-mães’”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 84/85)
R.: MOSTRAI-NOS, Ó SENHOR, VOSSA BONDADE, E A VOSSA SALVAÇÃO NOS CONCEDEI!/
1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar. A paz para o seu povo e seus amigos para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra. /
2. A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão. Da terra brotará a fidelidade e a justiça olhará dos altos céus. /
3. O Senhor nos dará tudo o que é bom e a nossa terra nos dará suas colheitas. A justiça andará à sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.
7. 2ª LEITURA (2Pd 3, 8-14) – Leitura da Segunda Carta de São Pedro. 8Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. 9O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora; ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que alguém se perca, ao contrário, quer que todos venham a converter-se. 10O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. 11Se desse modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, 12enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chamas se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 14Caríssimos, vivendo nessa esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Preparai o caminho do Senhor; endireitai suas veredas. Toda carne há de ver a salvação do nosso Deus.
10. EVANGELHO – (Mc 1, 1-8) – P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’” 4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS –
P.: Irmãos e irmãs, peçamos ao Pai a graça de uma preparação digna para a celebração jubilosa do nascimento do Senhor. Digamos com fé: Ouvi-nos, Senhor!
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, sempre mais fortalecida pela presença de Cristo, caminhe continuamente pelas sendas do acolhimento, do perdão e da misericórdia, rezemos.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
2) Pelos governantes de todo o mundo, para que, neste Dia Universal dos Direitos Humanos, busquem sempre a paz e a concórdia entre os povos e promovam continuamente o bem comum, rezemos.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
3) Por todos os que sofrem, para que, revigorados pelas nossas orações, também se preparem para o Natal do Senhor, rezemos.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
4) Pela nossa comunidade, para que saiba percorrer o caminho da conversão,preparando-se para receber o Cristo que vem, rezemos.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
(Preces Espontâneas):
P.: Deus eterno e onipotente, curai as nossas fraquezas e movei-nos à conversão, a fim de celebrarmos com júbilo o Natal de nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS NO ALTARE TE PEDIMOS: VEM, SENHOR, NOS LIBERTAR! / 1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão, a planta deu flor e frutos, do trigo se fez o pão. / 2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho; da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho. / 3. Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus serão, pela tua graça, pão vivo, que vem dos céus. / 4. Recebe, Pai, nossas vidas, unidas ao pão e vinho, e vem conduzir teu povo, guiando-o no teu caminho.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, com bondade nossas humildes preces e oferendas, e, como não podemos invocar os nossos méritos, venha em nosso socorro a vossa misericórdia. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio do Advento IA – Cristo, Senhor e Juiz da História – MR (p. 407)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS E AS NUVENS, QUE CHOVAM JUSTIÇA, QUE A TERRA SE ABRA AO AMORE GERMINE O DEUS SALVADOR. / 1. Foste amigo antigamente desta terra que amaste, deste povo que escolheste; sua sorte melhoraste, perdoaste seus pecados, tua raiva acalmaste. / 2. Vem de novo restaurar-nos! Sempre irado estarás, indignado contra nós? E a vida não darás? Salvação e alegria, outra vez, não nos trarás? / 3. Escutemos suas palavras, é de paz que que vai falar; paz ao Povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a glória vai voltar. / 4. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar, bem assim, justiça e paz vão beijar-se e se abraçar. Vai brotar
fidelidade e justiça se mostrar. / 5. E virão os benefícios do Senhor a abençoar e os frutos de amor desta terra vão brotar, a justiça diante dele e a paz o seguirá. / 6. Glória ao Pai onipotente, ao que vem, glória e amor. Ao Espírito cantemos: glória a nosso Defensor! Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO –
P.: OREMOS: (Pausa) Alimentados pelo pão espiritual, nós vos suplicamos, ó Deus, que, pela participação nesta Eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens eternos. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO DA CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃO 2017
Deus, nosso Pai, que chamastes todos os povos da Terra para a Igreja do vosso Filho, nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém. Jesus, Filho amado do Pai, nós vos pedimos por todos os cristãos leigos e leigas, a fim de que sejam sal e luz nesse mundo, transformando-o por meio do Evangelho numa realidade mais justa e fraterna. Espírito Santo, vínculo da caridade, despertai em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil o senso da partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho. Maria, Estrela da Evangelização, mãe e seguidora de Jesus, intercedei por nós. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes
e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
TODOS:AMÉM.
P.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra

No domingo passado fomos convocados a atenção e vigilância constante e a renovar a esperança na vinda do Senhor. Nesta liturgia, prosseguindo o nosso caminho de preparação
ao Natal de Jesus, somos convidados a manter vivas a vigilância e a esperança. A Palavra de
Deus nos convoca a reavivar a nossa vocação profética, a exemplo de Isaías, de João Batista
e de Pedro. Jesus, anunciado por João Batista, continua na linha dos profetas. Ele é um profeta
diferente. Ele fala com autoridade, mas está sempre numa atitude de escuta de Deus. O
Espírito de Deus está sobre Ele. Nós, cristãos, pelo Batismo (no Espírito – Ele vos batizará com
o Espírito Santo), adquirimos o jeito profético de Jesus. Seremos profetas que denunciam
injustiças, mas que são capazes de anunciar a consolação que vem de Deus. Cheios de coragem
de gritar, mesmo no “deserto”, que a libertação está próxima. Pessoas de ação e ao mesmo
tempo de uma profunda relação com Deus. Homens e mulheres de Deus, que apontam o caminho para o Senhor, capazes de revelar o amor e a compaixão do Pai. Anunciadores da
paz, da fidelidade, da justiça, da prosperidade e da salvação. O nosso profetismo inspira-se na
esperança de um novo céu e uma nova terra. No nosso dia a dia, estamos nos empenhando
para implantarmos o Reino de Deus? Onde ser profeta? No hoje da nossa história, marcada
por sistemas neoliberais, excludentes, por políticas corruptas e dominadoras, pela falta de ética e o descaso social com os pobres e a vida. Mesmo em meio ao medo, à violência e à incerteza, o sentido do Advento e do Natal não é algo sentimental. É alegrar-se porque Aquele que podemos chamar de “Filho de Deus” veio e sempre vem viver no meio de nós para, com seu exemplo e sua sabedoria, lucidez e entrega de vida, mostrar concretamente o que significa o bem. São palavras que nos encorajam a renovar a confiança no amor misericordioso de Deus e a reconduzir nossos passos no caminho do bem e da vida plena.
LEITURAS DA SEMANA
Seg.:S. Dâmaso I Pp, MFac. Is 35,1-10; Sl 84(85); Lc 5,17-26
Ter.:Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da Améria Latina, festa. Gl 4,4-7 ;Sl 95(96); Lc 1, 39-47
Qua.:Sta. Luzia VgMt, memória.Is 40, 25-31; Sl 102(103); Mt 11, 28-30.
Qui.: S. João da Cruz PresbDr, memória.Is 41, 13-20; Sl 144 (145); Mt 11, 11-15.
Sex.: Is 48,17-19; Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R/. cf. Jo 8,12); Mt 11,16-19
Sáb.:Eclo 48, 1-4.9-11; Sl 79 (80); Mt 17, 10-13.
Segunda Semana do Saltério
Segundo Domingo do Advento – Ano B

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …