Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Preparando o Natal do Senhor

Preparando o Natal do Senhor

Com o advento a Igreja inicia o novo ano litúrgico. No evangelho de Domingo (ano B),  seremos guiados pelo evangelista Marcos.  É o evangelho mais curto e mais simples, com apenas 16 capítulos. Marcos é considerado o evangelho das curas de Jesus e dos pequeninos que aceitam  mensagem cristã. Marcos nos apresenta Jesus como o messias enviado do Pai,   salvador e libertador dos homens.  Preparar para o Natal é semelhante àquelas ocasiões em que vamos receber uma visita importante na nossa casa. Queremos que a visita encontre a casa bem arrumada, acolhedora, de modo que ela se sinta bem, se sinta acolhida, esperada e amada. É esse acolhimento que devemos proporcionar a Jesus. Neste tempo de preparação para sua chegada.

Um acolhimento que não dure apenas o tempo do advento, mas em todos os dias de nossa vida. As luzes e os enfeites natalinos são retirados logo após a celebração do Natal, mas os enfeites e os adornos do nosso coração  jamais devem ser retirados. O tempo do advento tem dupla característica: Preparação para as solenidades do Natal, nos quais se recorda a primeira vinda do filho de Deus no meio dos homens (advento natalício), simultaneamente, tempo  em que, com esta recordação, os espíritos se dirigem para a expectativa da segunda Vinda de Jesus no fim dos tempos (advento escatológico).  A espiritualidade do advento  recomenda três atitudes cristãs: Atitude de ORAÇÃO, que é elemento primordial da espiritualidade cristã. A oração confere sentido à nossa vida e preenche os nossos vazios existenciais. Precisamos rezar mais e melhor neste advento em preparação ao Natal do Senhor. Atitude de RENOVAÇÃO: O advento é tempo de conversão e penitência. A cor roxa usada na liturgia lembra esta atitude. Jesus se encarna para divinizar o homem, ou seja, fazer do homem uma nova criatura. A Igreja recomenda aos fiéis o sacramento da confissão, que é um grande canal por onde jorra a graça e a misericórdia de Deus para o povo. Atitude de CARIDADE FRATERNA:

A caridade é a essência do  ser e do agir cristão. O tema do dia mundial dos pobres, proposto pelo Papa Francisco, é: “Não amemos  com palavras, mas com obras”(1Jo3,18). Por isso, devemos sempre rever nossas relações  de fraternidade, de amizade, de convivência na família, com os amigos, com os colegas de trabalho e com a vizinhança. Para ajudar criar este clima de fraternidade, temos a novena do natal em família que, além de ser um momento forte de evangelização das famílias, é um instrumento precioso de aprofundamento das relações de  amizades e da alegre  comunhão fraterna. Os sentimentos de ódio, rancor e vingança não fazem bem ao coração, prejudicam a nossa vida física, emocional e espiritual, tornando-nos pessoas amargas,  tristes e doentes. Por isso, ofereça a Jesus neste natal um coração reconciliado com seus irmãos, amigos e colegas de trabalho. Para tanto, precisamos dar e receber o perdão!
Como gesto concreto de  amor ao próximo e compromisso com a missão, a Igreja no Brasil, durante o advento, promove a campanha da evangelização,  para alavancar a formação dos evangelizadores da nossa Igreja. Neste ano o tema da campanha está relacionado com o ano do laicato: “Cristãos leigos e leigas comprometidos com a evangelização.” Participe desta campanha com sua doação no 3º Domingo do Advento!

Artigo:
Pe. Deusdédit M. Almeida é sacerdote Diocesano e Pároco da Paróquia coração Imaculado de Maria (Cuiabá).

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …