Página Inicial / Notícias / Nova Paróquia (Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho)

Nova Paróquia (Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho)

A Arquidiocese de Cuiabá possui agora uma Nova Paróquia. Segue abaixo o Decreto de Constituição da Paróquia Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho..

DECRETO DE CONSTITUIÇÃO DE:“PARÓQUIA-SANTUÁRIO EUCARÍSTICO  NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO”
DOM MILTON ANTONIO DOS SANTOS, sdb,por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Arcebispo Metropolitano de Cuiabá aos que este nosso DECRETO virem, saudação, paz e bênção no Senhor!

CONSIDERANDO:
. – A significatividade histórica da “IGREJA DE NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO,” à Praça do Seminário, S/N – Bairro do Mundeu – CEP 78015-285 – CUIABÁ, MT; inscrita no CNPJ 03005139/0008-92,  cuja Pedra Fundamental foi lançada em 1918, e, a conclusão da construção se deu em 1920, no bispado de Dom Carlos D´Amour;  construção esta com característica de estilo neogótico com seus arcos botantes e abóbadas sob a responsabilidade do Frei Franciscano Ambrosio Daydèe e o Arquiteto Leon Joseph Louis Mousnier com o apoio do povo cuiabano, numa réplica da Catedral de Notre Dame de Paris, tombada pelo Governo do Estado de Mato Grosso em 1977;

2º. – A Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho se tornou a Matriz inicial na Arquidiocese de Cuiabá da Rede de Adoração diária da Eucaristia;

. Aos 12 de outubro de 2010, o Arcebispo de Cuiabá – Dom Milton Antônio dos Santos, sdb, elevou a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho em Cuiabá à dignidade de SANTUÁRIO EUCARÍSTICO NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO iniciando-se, assim, a Rede Arquidiocesana de Adoração Diária ao Santíssimo Sacramento;

4º. – Considerando que o Santuário Eucarístico de Nossa Senhora do Bom Despacho é um monumento de gratidão e de espiritualidade mariana do povo cuiabano e matogrossence;

5º. – Considerando que o Santuário tem por finalidades:
a) Venerar a Santíssima Mãe de Deus, sob o título de “Nossa Senhora do Bom Despacho” ; e,
b) Educar os fiéis na fé;

6º. – Considerando que o Santuário Eucarístico de Nossa Senhora do Bom Despacho atinge as finalidades de Santuário:
a) celebra com dignidade e piedade os atos litúrgicos;
b) proporciona momentos de reflexão sobre a Palavra de Deus;
c) Celebra com dignidade litúrgica os Sacramentos, principalmente o Sacramento da Reconciliação;
d) Celebra com particular fervor as festas de Nossa Senhora e estimula a piedade popular;
e) Mantém e incentiva a Novena Perpétua de Nossa Senhora do Bom Despacho no dia 08 (oito) de cada mês em atenção às Mães Grávidas e com Crianças recém-nascidas em vista de um “bom parto”;
f) O Santuário Eucarístico de Nossa Senhora do Bom Despacho está a serviço do Povo de Deus em Mato Grosso através das transmissões de Missas diárias  pela Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá (AM-630).

NESTE DIA, FESTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, AOS 12 DE DEZEMBRO DE DOIS MIL E DEZESSETE, SOB O PONTIFICADO DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO; SENDO NÚNCIO APOSTÓLICO DOM GIOVANNI D´ANIELLO; Alteram-se os seguintes dados cadastrais no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ: Título do Estabelecimento: PARÓQUIA-SANTUÁRIO EUCARÍSTICO DE NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO, Endereço: Praça do Seminário, s/n, Bairro Dom Aquino, Cuiabá, Mato Grosso, CEP 78015-325.  DECRETAMOS A CONSTITUIÇÃO DE PARÓQUIA-SANTUÁRIO EUCARÍSTICO DE NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO TENDO COMO OBRA SOCIAL PRIORITÁRIA A FUNDAÇÃO  BOM JESUS DE CUIABÁ, à Praça do Seminário, 239, CEP 78.015-325, Bairro Dom Aquino, Cuiabá, MT – com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, E, COORDENAR A RÁDIO DIFUSORA BOM JESUS, ESTRUTURADA A PARTIR DE CONCESSÃO PÚBLICA, A CUMPRIR O QUE DETERMINAM OS TERMOS DA OUTORGA GOVERNAMENTAL. Este DECRETO entra em vigor a partir da presente data: Cuiabá, 12 de dezembro de 2017.

+Dom Milton Antonio dos Santos, sdb
Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Liturgia 2º Domingo do Advento

“Levanta-te, Jerusalém,vem a ti a alegria de teu Deus!” 1.Acolhida. Alegremo-nos com a vinda de …