Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 2º Domingo Comum 14.01.2018

Liturgia – 2º Domingo Comum 14.01.2018

“Mestre, onde moras?”

1.Acolhida.
A Liturgia oferece-nos, ao longo do ano, leituras da Palavra que ilustram todo Mistério de Jesus. Hoje, iniciamos o “Tempo Comum”, ou seja, o Tempo das Catequeses do Senhor. Ele sai do silêncio da Casa de Nazaré e inicia sua vida apostólica e Jesus escolhe seus auxiliares, os Apóstolos.
Não somos nós que escolhemos o Senhor; quem escolhe e chama é Ele! A nós cabe aceitar e obedecer!  A Deus agrada mais a obediência que os holocaustos! (1Sm 13,22-23). Na vocação verdadeira Deus sempre tem a iniciativa. Os Apóstolos deixaram o próprio pai no trabalho da pesca e seguiram a Jesus, que prometeu fazê-los pescadores de homens!

2.Palavra de Deus
1Sm 3,3-10.19 – Deus chamou o pequeno Samuel para a vocação de profeta. Fiel ao chamado “não deixava cair por terra nenhuma de suas Palavras!”

1Co 6,13-15.17-20 – Paulo orienta os cristãos de Corinto a zelarem por seu corpo, que é templo vivo do Espírito Santo e não pode ser corrompido pela prática da prostituição. O corpo do cristão pertence ao Senhor que o adquiriu por um alto preço!

Jo 1,35-42 – Como Jesus convoca seus discípulos? Antes de iniciar a atividade apostólica, eles devem conviver com Jesus para acender o fogo da paixão! Observemos o diálogo inicial: “Rabi, onde moras?” – perguntaram os candidatos. “Vinde ver!”, respondeu-lhes Jesus!

3.Reflexão.
Os chamados ao discipulado de Jesus, sempre são, em primeiro lugar, sedentos de uma verdade superior! E Deus quer sedentos de água viva: “Quem tem sede, venha a mim e beba!” (Jo 7,37). Aos satisfeitos com a vida material é difícil fazer uma proposta de vida superior! Falta apetite! O menino Samuel era um sedento da Palavra de Deus. Demorou perceber que a voz misteriosa, que o chamava em noite mal dormida, era a voz de Deus! Mas, uma vez reconhecida não deixou cair por terra nenhuma de suas Palavras. Tornou-se o grande profeta a conduzir o Povo de Deus pelos caminhos da verdade. André é outro sedento de uma verdade superior. Abandonou João Batista e seguiu Jesus! Tornou-se discípulo e chamou outros para o discipulado de Jesus! Quem não tem sede, evidente, não procura uma água de melhor qualidade!

Quando Deus chama alguém, troca-lhe, inclusive, o nome para definir-lhe a vocação! Saulo vira Paulo, Simão vira Pedro (pedra). Irmão/ã, qual é hoje o seu nome? Trocou de nome ou está, ainda, ligado à sua condição antiga de velho homem/mulher?  Sua vocação é uma profissão: padre, catequista, pai de família, ou é expressão de uma paixão? Os primeiros discípulos aceitaram o convite de Jesus: “Foram ver onde Ele morava e, nesse dia, permaneceram com Ele!” saíram do encontro apaixonados e fazedores de outros discípulos!

Seguir Jesus não é seguir uma proposta política ou pastoral!  É dar-se conta que não nos pertencemos mais!  – “Ou ignorais que não vos pertenceis mais a vós mesmos? De fato, fostes comprados e por um preço muito alto! Então glorificai a Deus com vosso corpo!” Não podemos pretender ser discípulos do Senhor e freqüentadores de templos de prostituição, mesmo que sejam sagrados! (sexo, droga, álcool e Cia bela). Nosso corpo vai morrer e virar pó da terra, mas dele brotará um corpo glorioso, pois, “Deus que ressuscitou Jesus, ressuscitará também a nós, pelo seu poder!” Esta é nossa esperança e nossa alegria!

“Eu o ressuscitarei no último dia!”

Frei Carlos Zagonel.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …