Página Inicial / Notícias / Carta da CNBB

Carta da CNBB

Para todos os Arcebispos e Bispos em suas respectivas sedes.

Dom Milton Antonio dos Santos, SDB
Visita do Papa: Circular n° 6 – FLORESTA QUE CRESCE

Estimado irmão no Episcopado.
Escrevemos-lhe para falar de uma bela iniciativa da juventude de São Paulo (Setor Juventude, Caritas Jovem, Arsenal da Esperança), em vista do encontro do Papa Bento XVI com a juventude, no Pacaembu, dia 10 de maio próximo. A iniciativa chama-se “AÇÃO SOLIDÁRIA FLORESTA QUE CRESCE”. Ela poderia ser promovida em todas as dioceses do Brasil.

Uma floresta que cresce, assim desejam ser os jovens: Floresta verde, imensa, cheia de vida e esperança, com árvores de todos os tipos e tamanhos, grandes que dão abrigo às pequenas… Floresta em plena primavera, esbanjando flores e prometendo muitos frutos.
 É uma resposta que os jovens querem dar ao apelo do Papa Bento XVI,  na encíclica Deus caritas est e na Mensagem aos jovens no Domingo de Ramos, deste ano: “alimentai, com vosso entusiasmo e com vossa caridade as atividades das paróquias, das comunidades, dos movimentos eclesiais e dos grupos juvenis aos quais pertenceis. Sede solícitos em procurar o bem do próximo, fiéis aos compromissos assumidos”.
A proposta da Ação é simples e concreta: encorajar os jovens a se envolverem em múltiplas e variadas iniciativas de caridade e solidariedade social: recolher alimentos, roupas, remédios, etc, para os pobres, doar sangue, visitar e assistir doentes ou pessoas idosas, visitar presos, construir casas para os pobres, envolver-se em políticas e ações sociais etc… Isso ajudará muitos jovens, motivados pela caridade de Cristo, a se fazerem próximos de irmãos necessitados, sofredores, injustiçados, esquecidos, excluídos. Tudo com muita espontaneidade e criatividade.
A Ação é proposta a todas as organizações e agregações juvenis, podendo envolver também escolas, colégios e universidades, além dos grupos e organizações diocesanas e paroquiais da juventude, pastorais, movimentos, congregações…
O fruto da Ação Solidária deverá reverter em benefício de obras sociais e caritativas locais. Nada precisa ser enviado para “fora”, a não ser as informações sobre os resultados dessa Ação.

Lançada no domingo da Páscoa, 8 de abril, em São Paulo, a Ação terá a duração de 3 semanas. Pode parecer pouco, mas houve o cuidado de não sobrepô-la à Campanha da Fraternidade, cuja coleta aconteceu no Domingo de Ramos. Cada grupo ou organização local da juventude, que promover iniciativas solidárias, deverá, até dia 6 de maio, enviar os resultados numéricos da Ação para uma central de informações em São Paulo, no “site” da Ação Solidária. Os jovens organizadores desejam entregar uma carta ao Papa, relatando sobre essa iniciativa da juventude.
Os jovens, que participarão do encontro com o Papa no estádio do Pacaembu, SP, dia 10 de maio, poderiam, de maneira especial, ser convidados a se tornarem promotores locais da iniciativa, em todo o Brasil.
Tudo poderá ser acompanhado pelo “site” www.florestaquecresce.org.br onde também ser obtidas as informações necessárias.
A Ação Solidária FLORESTA QUE CRESCE conta com o apoio da CNBB, por decisão da Presidência e do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP). Fazendo eco ao incentivo dado pelo Papa Bento XVI aos jovens, encorajemo-los, também nós, a se envolverem concretamente em ações solidárias e formadoras do espírito comunitário.
Desejando-lhe feliz e santa Páscoa, aproveitamos a ocasião para saudá-lo fraternalmente, com votos de todo o bem!

Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB

Dom Antônio Celso de Queirós
Bispo da Catanduva – SP
Vice-Presidente da CNBB
Dom Odilo Pedro Scherer
Arcebispo eleito de São Paulo
Secretário-Geral da CNBB

Você pode Gostar de:

Edições CNBB lançaram publicações na dimensões da catequese e ação missionária

MINISTÉRIO DE CATEQUISTAS, CARDERNOS SOBRE ORAÇÃO E EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS: DESTAQUES DAS EDIÇÕES CNBB. As Edições …