Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Fraternidade e superação da violência (CF2018)

Fraternidade e superação da violência (CF2018)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá a 55ª Campanha da fraternidade, em vigor no Brasil desde 1964. Na arquidiocese de Cuiabá a campanha  foi lançada no último dia do “Vinde e Vede”(13/02).  A campanha da fraternidade  de 2018, tem como tema “Fraternidade e superação da violência” e como lema “vós sois todos irmãos”(Mt 23,8).”  O seu objetivo geral: “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.

O tema “fraternidade e superação da violência”,  pretende considerar que a violência nunca constitui uma resposta justa. A Igreja proclama, com a convicção de sua fé em Cristo e coma consciência de sua missão que a violência é um mal, e por isso,  inaceitável como solução para os problemas pessoais e sociais. Todo ato de violência é uma indignidade humana e ofensa  a Deus!  Segundo os estudos e pesquisas de especialistas, o Brasil figura entre os Países mais violentos do mundo. A Campanha da fraternidade quer contribuir com a sua reflexão  para a diminuição e identificação das causas geradoras da violência. Costumo dizer: “as coisas mudam, quando as ideias mudam.” Ora, sabemos que nenhum ser humano nasce violento,  mas ele se torna violento no convívio social. Isto é,  aprende a ser violento com a sociedade . Assim como violência é “aprendida”,  deve ser , também, “desaprendida”! E o caminho para “desaprender” a ser violento é, sobretudo, pela educação familiar e escolar! Estamos cansados de ouvir as expressões: “mais salas de aula e menos celas na cadeia! Abrir escolas é fechar cadeias”!  Realmente, a educação, indiscutívelmente, será o grande instrumento de transformação socioeconômico e de pacificação da sociedade. Há, entretanto, outros fatores, na raiz da violência. Entre eles destacamos as  drogas, as quais constituem o grande flagelo da  humanidade e, também, a perversa desigualdade social. O Brasil é o décimo País mais desigual do planeta, apesar de ser a oitava economia do mundo! Portanto, um dos caminhos da reconciliação social é a  distribuição da renda, de maneira ampla e justa, no País. O beato Papa Paulo VI disse: “Se queres a paz, lute pela justiça”! É uma grande verdade! O lema da campanha: “Vós sois todos irmãos”,  busca resgatar o sentido da fraternidade dos povos, pois somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. O outro não é apenas um “outro”, um rival ou desafeto que  devo destruir,  mas o outro tem nome de  “ irmão”! As palavras do Papa  Francisco, no encontro com os presidentes Abbas (autoridade palestina) e Peres (Israel), em 2014, nos ajudarão neste grande mutirão contra a violência: “Ouvimos uma chamada e devemos responder: a chamada a romper a espiral do ódio e da violência.  A rompê-la com uma única palavra: “IRMÃO”. Mas para dizer esta palavra, devemos todos levantar os olhos ao céu e reconhecer-nos filhos de um único Pai”.
Esta Campanha acontece no Ano Nacional do Laicato, que tem como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída, a serviço do Reino, e como lema: “sal da terra e luz do mundo”(Mt 5, 13-14). A missão dos leigos e leigas é a construção da cultura da paz e da fraternidade nas malhas da sociedade.
Em fim, a Campanha da fraternidade é uma atividade evangelizadora global e ampla, desenvolvida no tempo da quaresma,  para ajudar os cristãos e às pessoas de boa vontade a se tornarem  mais humanas, fraternas, respeitosas, amáveis, tratáveis, cordiais e mansas no relacionamento com seus semelhantes. Sejamos promotores da paz e da reconciliação! Esta é a verdadeira penitência que Deus quer e espera de nós em preparação para a santa Páscoa.
“Felizes aqueles que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus”(Mt 5, 9)
Fraternidade, sim! Violência, não!

Pe Deusdedit M.de Almeida (Vigário Geral da Arquidiocese de Cuiabá)

Você pode Gostar de:

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …