Página Inicial / Noticias do Mundo / Abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pascom.

Abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pascom.

Estão abertas as inscrições para o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP) de 19 a 22 de julho. Com o tema “Comunicação e Igreja”, o evento terá quatro conferências, dois painéis e cinco seminários que visam promover integração e partilha de experiências entre personalidades e estudiosos do setor de comunicação, bispos, sacerdotes, religiosos e os leigos agentes da Pascom de todo o Brasil.
 encontro é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e já recebe inscrições no site encontronacionaldapascom.com.br. O arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Darci José Nicioli, explica a proposta:
“O Encontro Nacional da Pascom 2018 quer evidenciar o que é específico do serviço comunicacional da Igreja, bem como oferecer elementos teóricos e práticos aos seus agentes, para auxiliá-los no imprescindível serviço que prestam às comunidades e consolidar ainda mais esta Pastoral, em todo o Brasil”.
O assessor da Comissão para a Comunicação da CNBB, padre Antônio Xavier, conta que na programação acontecem também painéis, lançamentos de livros, noite cultural e celebrações eucarísticas, além da cerimônia de entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, que neste ano voltará a acontecer durante o evento com os comunicadores.
Dom Darci explica que é próprio do evento ser um encontro a modo de workshop, “onde as Igrejas particulares de todo o Brasil apresentam suas ricas experiências, dificuldades e limites de uma comunicação libertadora, pautada nos valores do Evangelho”.
O evento que mobiliza os comunicadores de todo o Brasil também tem, de acordo com dom Darci, dimensão de festa, “da alegria que transparece no encontro de tantos, em sua maioria jovens, comprometidos no mesmo ideal, voluntários pela causa da Boa Nova de Jesus Cristo”.

Programação
O 6º Encontro Nacional da Pascom terá início na noite do dia 19 de julho, quinta-feira, com a cerimônia de abertura e a primeira conferência: “O caminho da comunicação na Igreja”, conduzida pela irmã Joana Puntel, que é doutora em Comunicação.
Na sexta-feira, os participantes contarão na parte da manhã com a conferência do jornalista Ricardo Alvarenga sobre “A vivência comunicacional na Igreja na América Latina” e o painel “Leitura crítica da mídia em tempos de Fake News – A Rádio como instrumento de evangelização e integração da comunidade”, com Elson Faxina e Jessé Barbosa. Em seguida, haverá plenária e momento dos regionais.
O período da tarde será reservado para seminários e terá na sequência a noite cultural com a Cerimônia de Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, em sua 51ª edição.
No sábado, haverá Celebração Eucarística; a conferência “Uma Pastoral para a Comunicação”, conduzida pelo bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), dom Leomar Brustolin; um painel sobre “Perspectivas sobre a comunicação católica no Brasil” com Moisés Sbardelotto e o assessor de Imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira. Também neste terceiro dia de encontro, o período da manhã será encerrado com plenária e momento dos regionais. O período da tarde seguirá com Seminários e lançamento de livros.
Já no domingo, as últimas atividades do encontro da Pascom serão a Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida; a Conferência “A Igreja e o período eleitoral: orientações pastorais”, conduzida pelo assessor político da CNBB, padre Paulo Renato de Campos; momento dos regionais e a cerimônia de encerramento.

Seminários
Vários seminários serão oferecidos durante o 6º Encontro Nacional da Pascom. Especialistas e profissionais que atuam nos âmbitos acadêmicos, eclesial e comercial conduzirão exposições sobre educomunicação, fotografia religiosa, implantação da Pastoral da Comunicação, Assessoria de Imprensa e Pascom, presença do padre nas redes sociais digitais, planejamento da comunicação, entre outras temáticas relacionadas.

Programação detalhada:

Dia 19 de julho
16h00 – Credenciamento
19h00 – Cerimônia de Abertura
20h00 – Conferência: O caminho da comunicação na Igreja – Ir. Joana Puntel

Dia 20 de julho
07h30 – Celebração Eucarística
08h45 – Conferência: A vivência comunicacional na Igreja na América Latina – Ricardo Alvarenga
09h45 – Intervalo
10h15 – Painel – Leitura crítica da mídia em tempos de Fake News (Elson Faxina) – A Rádio como instrumento de evangelização e integração da comunidade (Jessé Barbosa)
11h15 – Plenária
12h00 – Momento dos Regionais
12h15 – Almoço
14h00 – Seminários
19h00 – Jantar
20h00 – Noite cultural – Cerimônia de Entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB

Dia 21 de julho
07h30 – Celebração Eucarística
08h45 – Conferência: Uma Pastoral para a Comunicação (Dom Leomar Brustolin)
09h45 – Intervalo
10h15 – Painel – Perspectivas sobre a comunicação católica no Brasil – Moisés Sbardelotto (Perspectivas para a Pastoral da Comunicação a partir do Diretório de Comunicação) e Pe. Rafael Vieira (Assessoria de Imprensa na Igreja)
11h15 – Plenária
12h00 – Momento dos Regionais
12h15 – Almoço
14h00 – Seminários
17h30 – Lançamento de Livros
18h00 – Encerramento
18h30 – Noite Livre

Dia 22 de julho
08h00 – Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida
09h45- Conferência: A Igreja e o período eleitoral: orientações pastorais – Pe. Paulo Renato
10h30- Momento dos Regionais
11h00 – Cerimônia de Encerramento
12h00 – Almoço

Você pode Gostar de:

Conheça o Site da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá

A equipe do Site da Arquidiocese de Cuiabá lança o primeiro Portal de Notícias da …