Página Inicial / Notícias / Segunda Feira no 32º Vinde e Vede (2018)

Segunda Feira no 32º Vinde e Vede (2018)

Programação desta segunda feira (12) contou com Grande Cenáculo do Movimento Sacerdotal Mariano, sob o coordenação do Padre Laurent Larroque, da França, e caravanas de municípios de todo estado.

Trabalho de Irmãs de Caridade pode ser conhecido em estandes do 32º Vinde e Vede.

Presente em 14 países desde 1849, e, há mais de 80 anos no Brasil, a ordem das Irmãs Beneditinas da Divina Providência trabalha em prol dos mais pobres e necessitados, principalmente crianças desamparadas e que vivem à margem da sociedade. Em Cuiabá, quatro irmãs desta Congregação trabalham na formação de 120 meninas com idade entre oito a 16 anos, no bairro Pedra 90.

A história de trabalho das Irmãs Beneditinas é alicerçada no sacrifício, na doação, no amor, na oração e num grande espírito de fé, que tem suas raízes na história de suas fundadoras. “Madre Giustina e Madre Maria eram irmãs de sangue e perderam os pais durante a guerra em meados de 1845. Sozinhas e conhecedoras do sentimento de perda passaram a abrigar outras crianças órfãs”, conta Irmã Sônia Cruz.
Em Cuiabá, a Congregação também trabalha com crianças e encontra no dia-a-dia situações difíceis e que precisam de amparo imediato.  “Nós somos uma entidade filantrópica e através do projeto ‘Sonha Brasil’ acolhemos essas crianças, muitas têm famílias, porém passam boa parte do dia nas ruas, vulneráveis à prostituição, drogas e outros perigos que podem destruí-las”, detalha Irmã Sônia Cruz.
O projeto ‘Sonha Brasil” oferece aulas de dança, informática, ensino religioso, artesanato e karatê e se mantém com doações. O trabalho da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência pode ser conhecido em um dos estandes do 32º Vinde e Vede, que encerra nesta terça-feira (13).
“Temos uma despesa mensal fixa de R$ 18 mil reais para manter a casa. Contamos com a ajuda de toda sociedade mato-grossense para continuar o trabalho. Quem quiser conhecer pela internet nosso trabalho pode acessar a página no facebook (www.facebook.com/Projeto-Sonha-Brasil-Cuiabá) ou ainda entrar em contato com Arquidiocese de Cuiabá e contribuir com esse sonho”, convida Irmã Sônia Cruz.
Também esta presente nos estandes do 32º Vinde e Vede a Congregação das Irmãs Agostinianas que trabalham em Várzea Grande, na Paróquia São Sebastião, e mantém uma casa de formação e noviciado. “Nós Agostinianas trabalhamos há mais de 190 anos com a missão de evangelizar jovens e crianças.

Aqui em Várzea Grande formamos noviças. Futuras madres que irão trabalhar em missões religiosas em outros estados e até fora do país”, explica Irmã Mônica Beltrão.
Outro trabalho que orgulha os católicos mato-grossenses e que está exposto no 32º Vinde e Vede é a tenda da Legião de Maria. Segundo sua presidente, Evanil dos Santos Silva, “mais de mil voluntários católicos pertencem à Legião. Visitamos sistematicamente hospitais dando conforto a doente e familiares, trabalhamos com famílias que tem casos de usuários de drogas ou bebidas, realizamos campanhas e recolhemos donativos”, esclarece.

Nesta segunda-feira, a programação do 32º Vinde e Vede contou com o grande cenáculo do Movimento Sacerdotal Mariano (MSM), sob o comando do padre Laurent Larroque, representante do MSM na França. Na sequência, os andores de Nossa Senhora Aparecida, que vieram de diversas paróquias de toda baixada cuiabana e municípios de todo estado, realizaram uma grande procissão que encerrou os trabalhos do dia com missa presidida pelo Arcebispo Dom Milton Santos.

Já para o encerramento de um dos maiores eventos católicos do Centro Oeste, nesta terça-feira, 13, a programação será diferenciada de anos anteriores. As atividades começam às 10h da manhã. O dia terá três palestras, grupos de oração e louvor, espetáculos de coreografia e à noite, às 20h a Santa Missa de encerramento do 32º Vinde e Vede e o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2018.

Confira abaixo a programação completa:

4ºDia 13/02/2018-TERÇA FEIRA : Lançamento da campanha da Fraternidade 2018
10h00 – Grupo de Oração e Louvor
11h00 – 1ªPregação –“O Todo Poderoso fez por mim maravilhas”(Lc1,49) com Alexandre Oliveira da Canção Nova
12h00 – Intervalo
13h30 – Santo Terço
14h00 – Animação
14h30 – 2ªPregação “Eis ai tua Mãe” (Jo19,27) com Pe Fabinho da Canção Nova
16h00 – Intervalo
16h20 – Louvor
17h00 – 3ªPregação  “Eis aqui a serva do Senhor,Faça-se em mim com Pe.Francisco Amaral
18h20 – Intervalo
18h50 – Espetáculo (Coreografia)
19h20 – Louvor
20h00 – Santa Missa presidida por Dom Milton e Abertura da Campanha da Fraternidade
21h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
22h30 – Sorteio e encerramento

Da Redação do Vinde e Vede
Rafaela Maximiano

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …