Página Inicial / Noticias do Mundo / Último dia do 32º Vinde e Vede arrebata fieis de todo estado

Último dia do 32º Vinde e Vede arrebata fieis de todo estado

O 32º Vinde e Vede, encerra na noite desta terça-feira (13), mas já deixa saudades para frequentadores assíduos como é o caso da família Duarte, que não perde uma edição do Vinde e Vede desde a época em que o evento era realizado no antigo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, antes no ano de 2012. “Minha avó foi quem nos ensinou a gostar do Vinde e Vede ao invés de irmos pular carnaval na rua”, declara Lauriane Fátima Duarte, 32 anos.

Dona Laura Garcia Duarte, matriarca da família com 87 anos, se orgulha de vir ao Vinde e Vede rodeada pelos filhos e netos e disse já ter alcançado muitas graças nesse período. “É muito bom ouvir a palavra de Deus e estar junto com a família sem a preocupação de estarem por aí longe do Criador”, disse a matriarca.

As estatísticas do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso estimam que ao menos 133 mil pessoas de diversas cidades compareceram nos quatro dias do Vinde e Vede, a exemplo de Arsênia Pinheiro, de 41 anos, que esteve presente em todos os dias do evento e não pensa trocar o retiro espiritual pelas festas de rua. Acompanhada da irmã Celina Pinheiro, 57 anos e da amiga Maria da Glória, 60 anos, elogiaram a estrutura e principalmente as barracas de lanche disponíveis pelas paróquias presentes.

Já a paraibana Rejane de Lima, 35 anos, está em Mato Grosso há quatro anos e desde que chegou a Cuiabá participa do Vinde e Vede e quer passar o entusiasmo do evento para a pequena Maria Luiza de 11 meses. “Meus pais diziam que é de pequenos que aprendemos e quero passar essa tradição para minha filha”, disse.

Além dos frequentadores, a saudade já é grande também entre os que prestam serviço voluntário ao Vinde e Vede, como é o caso dos campistas integrantes da Comunidade Divina Misericórdia da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. Este ano, ficaram responsáveis pela barraca de doces e trouxeram diversas receitas de bolos de pote. “Acredito que mais de 40 pessoas estiveram envolvidas desde a arrecadação dos ingredientes, confecção e venda. É muito divertido e saudável trabalhar em equipe, já estamos com saudades”, comenta Eloisa Hage, coordenadora dos trabalhos.

Os alunos do Seminário Cristo Rei da Arquidiocese de Cuiabá, comandados pelo reitor padre Reginaldo de Souza Oliveira, também declararam o entusiasmo de participar do evento. “é importante contribuir com um evento tão grande e também é uma oportunidade para a sociedade conhecer nosso Seminário e jovens que têm vocação se juntarem a nós”, disse o seminarista Marcos Paulo.

O Seminário Cristo Rei da Arquidiocese de Cuiabá realiza encontros vocacionais para jovens com idade mínima de 16 anos e segundo grau completo. O objetivo é acolher estudantes que se dediquem ao ministério sagrado, e tenham vocação para a formação de futuros padres. Os estudantes são chamados seminaristas e recebem preparação cultural, principalmente no campo da filosofia e teologia, bem como espiritual.
Os seminaristas estudam por oito anos antes de serem ordenados padres, e, além dos estudos eles fazem estágios principalmente aos finais de semana, nas paróquias de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Nobres, Santo Antônio e Jangada.
O Vinde e Vede é um evento da Arquidiocese de Cuiabá e está na sua 32º edição, realizado há sete anos no Memorial João Paulo II, no bairro Morada do Ouro. São quatro dias de evento celebrados no período de Carnaval e conta sempre com a presença expressiva da comunidade católico de todo estado de Mato Grosso.

Da Redação do Vinde e Vede
Rafaela Maximiano

Santa Missa em Ação de Graças ao Senhor Bom Jesus

Na manhã desta segunda-feira, 8 de abril/2024, às 06h30, aconteceu a Santa Missa em Ação …