Página Inicial / Notícias / Santas Missões Católicas (Paróquia Santo Antônio de Várzea Grande)

Santas Missões Católicas (Paróquia Santo Antônio de Várzea Grande)

A Paróquia Santo Antônio de Várzea Grande iniciou neste mês de março as Santas Missões Populares. Este projeto missionário tem por objetivo principal anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a um bairro / comunidade especifica em todo território da Paróquia.

Porque o termo Missão?

É um tempo de andar, de sair, de ser enviado. Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo “Caminho, Verdade e Vida”. Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação. A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24 ).

Destinatários:
Católicos batizados e não batizados.
Cristãos de outra denominação que aceitarem a visita.

Entenda como funciona a Metodologia da Santas Missões:
Reunião com a comunidade para preparar a missão.
A comunidade se prepara com antecedência marcando com um cartaz as casas que serão visitadas.
É escolhido um guia da comunidade para cada rua pertencente ao bairro.
No dia programado inicia às 08h00, os missionários são acolhidos pela comunidade com um momento de louvor e café da manhã, pausa para o almoço às 11h30 e encerra às 16h00 com a Santa Missa.
São formados grupos de 4 a 10 pessoas e recebem um roteiro de oração e ficha cadastral.
Os sacerdotes e seminaristas participam ativamente das visitas.

Ao final são recolhidas as fichas cadastrais onde se faz um levantamento das necessidades sacramentais e pessoais de cada família.

ROTEIRO PARA VISITA MISSIONÁRIA
1.Introdução
Missionário (a): Em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo. Amém
Missionário (a): A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espirito Santo estejam conosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Missionário (a): Estamos aqui reunidos no amor de Cristo, para invocarmos a benção sobre esta casa e sobre toda a família deste nosso irmão (ou irmã). Peçamos a Deus que venha em socorro das necessidades particulares desta família. E que a nossa visita seja um sinal revelador do Pai para os moradores desta casa.
Missionário (a): Coloquemo-nos diante de Deus para ouvirmos e sentirmos a vontade de Deus através da proclamação do texto bíblico.

2.Palavra de Deus
Marcos 6,54-56: Visita ao enfermo.
Lc 19, 1-10: Jesus visita Zaqueu: uma visita que comunica a salvação;
Lc 10, 38-42: Jesus visita Marta e Maria: uma visita que comunica a Palavra de Deus;
Mc 1, 29-31: Jesus visita a sogra de Pedro: uma visita que afasta o mal;
Mt 9,9-13: Jesus visita o publicano Mateus: uma visita que acolhe sem distinção de pessoas;
Jo 3,1-8: Jesus encontra Nicodemos: uma visita que abre novos horizontes para a fé.
(Após a leitura bíblica, deixar uma mensagem de esperança para a família, recordando que a visita de Jesus não é algo do passado, mas um fato de hoje já que o Senhor prometeu estar presente quando dois ou três se reúnem em seu Nome).

3.Benção da Casa e da Família (os missionários (as) estende as mãos sobre as pessoas da casa)
Missionário (a): Abençoe Senhor, as pessoas desta família. Derramai sobre elas vossa luz, que as ilumine na hora das decisões. Aquecei seus corações para que se  abram ao amor, se compadeçam dos mais fracos e  pequeninos. Abri sue ouvidos para saberem ouvir os outros. Daí força a seus pés para não terem medo de enfrentar os caminhos. Abri sua mãos para  serem generosos e não guardarem tudo para si. A todos daí saúde, paz, proteção contra os males do mundo. Inundai a vida dessas pessoas de confiança e alegria. Estendei a vossa bênção também aos membros desta família que se encontram ausentes para que também eles sintam a força do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho na unidade do Espírito Santo. AMÉM.
(o missionário(a) asperge com água benta as pessoas e toda casa, enquanto isto canta-se: “Esta casa será abençoada porque o Senhor vai derramar o seu amor…”).

Missionário (a): rezemos, Ave Maria cheia de graça…..
Missionário (a): Como família reunida, de mãos dadas, vamos pedir ao Pai que não nos deixe faltar o pão, que nos ajude a perdoar e a fazer a vontade dele: Pai nosso que estais nos céus…

4.Conclusão da visita missionaria.
Missionário (a): Senhor abençoa os membros desta família, esta casa e todos os seus pertences, protegendo-os e livrando-os de todo perigo e tentação, animando-os no compromisso familiar, tornando-os testemunhas da tua presença neste lugar. Por isso, abençoe-nos Deus: + Pai, Filho e Espírito Santo. AMÉM.

5.Lembretes
Não nos esqueçamos da missa de encerramento das visitas missionárias.

Você pode Gostar de:

Encontro Vocacional 2024 do Seminário Cristo Rei

É com grande alegria que anunciamos a abertura das inscrições para o Encontro Vocacional 2024 …