Página Inicial / Galeria de Fotos / Ofício das Trevas na Paróquia Santuário Eucarístico Nsa Sra do Bom Despacho

Ofício das Trevas na Paróquia Santuário Eucarístico Nsa Sra do Bom Despacho

A Paróquia Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho realizou no dia 28 de março às 20h00 a Celebração do Ofício das Trevas. Confira em nossa galeria algumas fotos clique aqui.

O OFÍCIO DAS TREVAS é uma celebração que nasceu entre o séculos 7 e 8  onde celebramos as exéquias do Nosso Senhor Jesus Cristo (as chamadas matinas e laudes) do ofício divino.
Durante esta celebração apagam-se 14 velas em memória das trevas que cobriram a terra na morte de Jesus.Utilizando um candelabro triangular com 15 velas, onde a vela da ponta,a décima quinta representando o Cristo.
Este apagar das velas após cada salmo significa o abandono de Jesus por seus seguidores no horto das oliveiras,esta celebração acontece com a igreja no escuro, utilizamos neste dia as antigas MATRACAS construídas com madeira, o som simboliza as marteladas que pregaram Jesus na Cruz.
No final do ofício é costume bater os pés no chão com força exagerada simbolizando o terremoto que acompanhou a morte de Jesus e a destruição de Jerusalém.
A 15ª Vela não é apagada apenas é retirada e, mais tarde, recolocada de forma visível, significando que Nosso Senhor Jesus Cristo, por breve tempo, se retira do meio dos homens e baixa ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, fulgurante de luz e de glória.
O Ofício completo se encontra no Livro Liber Usualis

OBS: Nesta Celebração é indicada a utilização de roupas de cor escura.

XIX Retiro Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo

XIX RETIRO ARQUIDIOCESANO DA PASTORAL DO DÍZIMO A Pastoral Arquidiocesana do Dízimo realizará no dia …