Página Inicial / Notícias / Despedida de Bento de XVI

Despedida de Bento de XVI

Na despedida, Papa diz que lembrará para sempre do entusiasmo dos brasileiros

Ao falar rapidamente às autoridades presentes à Base Aérea de Cumbica, o Papa Bento XVI chamou o Brasil de terra abençoada, que permitiu a ele “viver aqui horas intensas e inesquecíveis, com o olhar dirigido à Nossa Senhora Aparecida”. O Santo Padre ressaltou que, em sua memória, ficarão “para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade” dos brasileiros.

O Papa elogiou ainda a “pujante demonstração de fé em Cristo e de amor pelo sucessor de Pedro“ demonstrada pelas multidões por onde passou. Agradeceu as provas de delicadeza dispensadas pelas autoridades brasileiras, especialmente ao presidente Lula, durante os dias da viagem.

Aos cardeais e bispos reunidos por conta da V Celam, assim como aos demais religiosos, que, segundo o Papa, abrilhantaram a sua jornada em terras brasileiras, deixando a todos que nelas tomaram parte “cheios de alegria e de esperança”, na família cristã e na sua missão no meio da sociedade.  

Ao final, o Santo Padre disse que leva a todos no seu coração, “de onde brota a bênção que vos concedo e que faço extensiva a todos os povos da América Latina e do Mundo”.

Senhor Vice-Presidente:
Ao deixar esta terra abençoada do Brasil, eleva-se na minha alma um hino de ação de graças ao Altíssimo, que me permitiu viver aqui horas intensas e inesquecíveis, com o olhar dirigido à Senhora Aparecida que, do seu Santuário, presidiu o início da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Na minha memória ficarão para sempre gravadas as manifestações de entusiasmo e de profunda piedade deste povo generoso da Terra da Santa Cruz que, junto à multidão de peregrinos provindos deste Continente da esperança, soube dar uma pujante demonstração de fé em Cristo e de amor pelo Sucessor de Pedro. Peço a Deus que ajude os responsáveis, seja no âmbito religioso que no civil a imprimir um passo decidido àquelas iniciativas, que todos esperam, pelo bem comum da grande Família Latino-Americana.

A minha saudação final, repassada de gratidão, vai para o Senhor Presidente da República, para o Governo desta Nação e do Estado de São Paulo, e para as demais Autoridades brasileiras que tantas provas de delicadeza quiseram-me dispensar nestes dias.

Estou também agradecido às autoridades consulares, cuja diligente atuação facilitou sobremaneira a participação das próprias Nações nestes dias de reflexão, oração e compromisso pelo bem comum dos participantes a este grande evento.

Um particular pensamento de estima fraterna dirijo-o, com profundo reconhecimento, aos Senhores Cardeais, aos meus Irmãos no Episcopado, aos Sacerdotes e Diáconos, Religiosos e Religiosas, aos Organizadores da Conferência. Todos contribuíram para abrilhantar estas jornadas, deixando a quantos nelas tomaram parte cheios de alegria e de esperança – gaudium et spes! – na família cristã e na sua missão no meio da sociedade.

Tende a certeza de que levo a todos no meu coração, donde brota a Bênção que vos concedo e que faço extensiva a todos os Povos da América Latina e do Mundo.

Muito obrigado!

Você pode Gostar de:

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …