Página Inicial / Galeria de Fotos / Santa Missa do Crisma (Quinta Feira Santa)

Santa Missa do Crisma (Quinta Feira Santa)

A Arquidiocese de Cuiabá celebrou neste dia 29 de março às 09h00 na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá a Santa Missa Crismal que é habitualmente celebrada na quinta feira Santa (pela manhã), onde o Arcebispo concelebra com seu presbitério e dentro da qual consagra o óleo do Santo Crisma e os outros óleos. Esta Missa é a manifestação da comunhão dos presbíteros  com seu Arcebispo. Nesta celebração vemos de forma clara a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja e onde os presbíteros renovam publicamente as suas promessas sacerdotais.

Com o santo óleo do crisma consagrado pelo Arcebispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a Igreja e os santos altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem para o Batismo. Por fim, com óleo dos enfermos, estes recebem o alívio na doença.

Na homilia Dom Milton destacou que: “O MEU SACERDÓCIO NÃO É MEU… É DE DEUS!
Você é um SACERDOTE NO ESPÍRITO SANTO: assim, teremos o DOM DA ESPIRITUALIDADE E DA COMUNHÃO… “ que não nos deixa pactuar com a superficialidade que mata a ação do ESPÍRITO.” (Oração do Sínodo) Hoje é o dia especial para cada um dizer: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” Você – DIÁCONO, SACERDOTE, BISPO… Você Leigo e Leiga  – Você é uma pessoa UNGIDA para ser discípulo-missionário anunciando a Boa-Nova, a Boa-Notícia que consiste na libertação de quem se marginalizou, ou, foi marginalizado”.

Confira na íntegra a Homilia clique aqui.

Confira em nossa galeria algumas fotos clique aqui.

Você pode Gostar de:

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …