Página Inicial / Galeria de Fotos / Santa Missa do Crisma (Quinta Feira Santa)

Santa Missa do Crisma (Quinta Feira Santa)

A Arquidiocese de Cuiabá celebrou neste dia 29 de março às 09h00 na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá a Santa Missa Crismal que é habitualmente celebrada na quinta feira Santa (pela manhã), onde o Arcebispo concelebra com seu presbitério e dentro da qual consagra o óleo do Santo Crisma e os outros óleos. Esta Missa é a manifestação da comunhão dos presbíteros  com seu Arcebispo. Nesta celebração vemos de forma clara a unidade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo continuado na Igreja e onde os presbíteros renovam publicamente as suas promessas sacerdotais.

Com o santo óleo do crisma consagrado pelo Arcebispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a Igreja e os santos altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem para o Batismo. Por fim, com óleo dos enfermos, estes recebem o alívio na doença.

Na homilia Dom Milton destacou que: “O MEU SACERDÓCIO NÃO É MEU… É DE DEUS!
Você é um SACERDOTE NO ESPÍRITO SANTO: assim, teremos o DOM DA ESPIRITUALIDADE E DA COMUNHÃO… “ que não nos deixa pactuar com a superficialidade que mata a ação do ESPÍRITO.” (Oração do Sínodo) Hoje é o dia especial para cada um dizer: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” Você – DIÁCONO, SACERDOTE, BISPO… Você Leigo e Leiga  – Você é uma pessoa UNGIDA para ser discípulo-missionário anunciando a Boa-Nova, a Boa-Notícia que consiste na libertação de quem se marginalizou, ou, foi marginalizado”.

Confira na íntegra a Homilia clique aqui.

Confira em nossa galeria algumas fotos clique aqui.

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …