Página Inicial / Notícias / Festa do Senhor Divino

Festa do Senhor Divino

Começou nesta segunda-feira (14) a programação da Festa do Senhor Divino deste ano. Esta é uma uma das manifestações mais expressivas da religiosidade tradicional mato-grossense, cuja celebração é datada desde os tempos do Brasil Império.

O lançamento oficial acontece a partir das 18h na Catedral Basílica de Cuiabá, com o Cenáculo, que consiste na reza de um terço, seguido de Missa. Logo em seguida, às 19h acontece o Levantamento do Mastro e a Bandeira do Divino. No dia seguinte, terça-feira (15) tem início a novena, realizada sempre às 20h, cada dia na casa de um dos festeiros que também recebe a coroa do Divino. O ciclo de rezas termina dia 24 de maio.

O Baile dos Festeiros está marcado para dia 25 de maio no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Os festejos encerram a festa no dia 27 de maio. Neste dia, às 17h, tem início a Santa Missa, logo depois, a procissão. Já às 20h, começa o show com o padre Cleidimar Moreira, da Comunidade Canção Nova e Banda Regional, na praça Alencastr, localizada no Centro da capital. A festa finaliza-se com a quermesse e o jantar típico.

História

O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal no início do século XIV. Os festejos surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. No século XVII espalhou-se por todas as colônias portuguesas. A Festa do Divino tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, a denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.

Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30, a Festa do Divino foi unificada e, na memória dos cuiabanos mais antigos ainda resistem as imagens das festas que aconteciam no Campo d’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Mato Grosso.

Confira abaixo a programação da Festa do Senhor Divino:

14 de maio –
     18h – Cenáculo ( Mov. Sacerdotal Mariano)
     18h30 – Santa Missa
     19h – Levantamento do Mastro do Senhor Divino

07h30 – Recepção da Bandeira do Senhor Divino pelo Governador
     (Chá com Bolo na Antiga Residência dos Governadores)
     Inicio das Esmolas do Senhor Divino
     20h – Primeira novena na casa do imperador.

15 a 24 de maio
     Novena / Coroa do Divino nas residências dos festeiros.

Novena na casa da Imperatriz

Jantar – Baile dos Festeiros – Hotel Fazenda Mato Grosso

09h – Santa Missa dos Festeiros – Catedral Basílica Senhor Bom Jesus
     17h – Santa Missa e após Procissão