Página Inicial / Notícias / Trajetória da V Conferência

Trajetória da V Conferência

Colocação de Dom Geraldo Lyrio sobre a trajetória da V Conferência até chegar em Aparecida

No início dos trabalhos da V Conferência, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Segundo Vice-presidente do CELAM, fez sua primeira colocação falando do “Caminho percorrido rumo a Aparecida”.
Dom Geraldo Lyrio: Caminho percorrido rumo a Aparecida.

FOTO: Natalino Ueda / Canção Nova

Detalhando passo a passo, Dom Geraldo falou do surgimento da idéia da Conferência, diante dos desafios e das grandes transformações na Igreja e na sociedade desde a IV Conferência Geral, a organização dos Presidentes das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe, o pedido ao Santo Padre, na época, João Paulo II, a receptividade e interesse do Papa Bento XVI e a escolha do tema.

.: Leia a íntegra desta colocação

Ao receber a proposta do tema da Conferência apresentada pelo CELAM, Bento XVI acolheu-a e a enriqueceu, acrescentando ao tema “N’Ele” e a citação do Evangelho: “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos N’Ele tenham vida – Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

Dom Geraldo explicou que foi o Santo Padre que pediu que a V Conferência acontecesse em Aparecida, quando no dia 14 de outubro de 2005, durante o Sínodos dos Bispos sobre a Eucaristia, o Papa recebeu em audiência um pequeno grupo, formado pelo Presidente do CELAM, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, e pelos Cardeais Pedro Rubiano, da Colômbia, Cláudio Hummes, do Brasil e Jorge Mario Bergoglio, da Argentina. Nesse encontro, os Cardeais expressaram ao Sumo Pontífice o desejo de que a Conferência acontecesse na América Latina e, depois de escutar todas as ponderações, o Santo Padre decidiu: “Será junto ao Santuário Mariano de Aparecida. Deus que me deu este encargo, me dará forças para cumpri-lo”.

Dom Geraldo traçou todo percurso feito até chegar ao Documento Participação, elaborado com o objetivo de incentivar o envolvimento das bases eclesiais na preparação da V Conferência e destacou:

"Cada vez mais estamos conscientes dos desafios que a sociedade nos apresenta. Queremos formar discípulos de Jesus Cristo, cuja vocação é configurar-se a Cristo. Pelo tema escolhido, esta Conferência certamente terá uma acentuada tônica missionária. A Igreja na América Latina, neste início do terceiro milênio, precisa aprofundar sua presença missionária e levar adiante a nova evangelização ‘com novas formas, novos métodos e novo ardor’", explicou.

E continua destacando um trecho da Carta aos Bispos do Brasil, "o que se deseja, de fato, não é apenas refletir e tomar consciência da realidade, emanar diretrizes e reafirmar a fidelidade da Igreja-discípula à missão recebida de Jesus Cristo: Pretende-se, isso sim, ‘lançar as redes em águas mais profundas’ e partir novamente em missão; uma grande missão de todos os discípulos e discípulas para compartilhar as riquezas do Evangelho do Reino de Deus com os povos do Continente, a fim de que, em Jesus Cristo, eles tenham vida abundante".

"A V Conferência certamente será um especial momento de graça para a Igreja. À Maria, "Estrela da Nova Evangelização", confiamos nossos trabalhos e em suas mãos depositamos o êxito desta Conferência de Aparecida", concluiu.

Formação para agentes da Pascom (Arquidiocese)

A PASCOM (pastoral da comunicação) da Arquidiocese de Cuiabá realizou no sábado (06 de abril/2024), …