Página Inicial / Notícias / Compromisso Católico

Compromisso Católico

"Deus é amor": valor acrescentado do compromisso católico por transformar sociedade.

Conferência de Dom Cordes, presidente do Conselho Pontifício «Cor Unum» em Aparecida. APARECIDA, terça-feira, 15 de maio de 2007 (ZENIT.org).- Bento XVI convidou católicos a lutarem contra a miséria no mundo, e em particular na América Latina, mas pede que o façam como católicos, ou seja, dando testemunho do amor de Deus pelos mais necessitados, explicou o arcebispo Paul Josef Cordes aos participantes na Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano.

Este é o valor acrescentado que podem oferecer os católicos latino-americanos e em particular seus pastores, constatou neste sábado o presidente do Conselho Pontifício «Cor Unum», instituição da Santa sé que promove e coordena a ação das instituições de ajuda católica do mundo.

O arcebispo Cordes ditou no sábado, 12 de maio, na véspera da inauguração da reunião eclesial de Aparecida, uma conferência, por sugestão do próprio Papa, a quem acompanhou em sua viagem ao Brasil, na qual apresentou alguns dos aspectos fundamentais de «Deus Caritas Est», a primeira encíclica deste pontificado.

«O Papa Bento XVI convida os membros da Igreja tanto a comprometer-se pela luta contra a miséria no mundo, como a formular objetivos eficazes e a desejar sua realização», constatou o prelado alemão.

Pois bem, declarou, para ajudar, «impõe-se uma mudança de paradigmas»; frente a um mundo transformado é preciso acrescentar a estes programas e projetos uma segunda dimensão: as pessoas, que em nome da Igreja dão o testemunho do amor de Deus, têm de ser formadas e impregnadas pela fé».

«Na orientação à fé dos voluntários cristãos se decide o específico na luta contra a miséria, aquilo que só a Igreja pode oferecer à humanidade», constatou.

Por este motivo, o prelado sublinhou a responsabilidade dos bispos para que os voluntários católicos e as próprias agências de ajuda católicas não se deixem impregnar pela secularização ambiental, que elimina a visão de fé no compromisso social ou de ajuda.

«Mas, como se vai poder combater a secularização global sem pastores valentes?», perguntou aos participantes na Conferência Geral.

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …