Página Inicial / Notícias / Santa Missa no 3º dia de Assembleia (destaca os Bispos Eméritos)

Santa Missa no 3º dia de Assembleia (destaca os Bispos Eméritos)

A Santa Missa neste 3º dia de Assembleia foi presidida pelo arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira.
A Missa desta sexta-feira, na 56ª Assembleia Geral da CNBB foi uma expressão do apreço da CNBB por esses pastores eméritos que por muito tempo serviram a Igreja e, atingindo o limite de idade, não têm mais as funções ordinárias de uma diocese, mas que ainda contribuem com suas orações e trabalhos extraordinários ainda.
Atualmente, a Igreja no Brasil tem mais de 160 bispos eméritos. “Em nome dos recordados, venho agradecer a lembrança carinhosa”, disse Dom Luiz. “Nós bispos eméritos chegamos à idade da sabedoria, que não é desencanto com a vida, mas sim ver claramente o que é de Deus. O entardecer da existência faz-nos perceber que Deus, só Ele, é a razão do ser cristão e do agir episcopal”

Na homilia, Dom Luiz atentou para a necessidade de ouvir a Palavra de Deus e de sempre se perguntar o que Ele está dizendo.
Dom Luiz mencionou as mudanças de época, crises e transformações dos tempos atuais, o que leva a questionar para onde caminha a humanidade e qual deve ser o modo de evangelização a ser proposto. Ele destacou que há muitas tentações que tentam seduzir para um sentido contrário do que é a missão episcopal, como o poder visto como dominação, o dinheiro e o egocentrismo, a vaidade, busca de protagonismo. “É terrível esquecer que o Dono de nossas dioceses se ajoelhou para lavar os pés de seus discípulos e se entregou à morte de cruz por todos nós. Somos servidores da Igreja, nada mais do que isso (…) Graças a Deus nosso episcopado é constituído de homens que venceram e vencem essas tentações”.
“Nesse Santuário de Nossa Senhora Aparecida, vamos pedir à querida Mãezinha de Jesus, nossa Mãezinha querida também, intercessão junto ao Pai por seu Filho Jesus a fim de que Ele nos ajude a ter discernimento e a viver nosso serviço episcopal como serviço, nada além de serviço”, concluiu Dom Luiz.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …