Página Inicial / Notícias / 3º Dia de Coletiva da 56ª Assembleia

3º Dia de Coletiva da 56ª Assembleia

Neste terceiro dia de Coletiva sobre a Assembleia Geral da CNBB, Dom Raymundo Damasceno apresentou a temática sobre a revisão dos Estatutos da CNBB, que está sendo analisada inicialmente  através de uma comissão especial, no que diz respeito ao reforço do Conselho Permanente, aumento da diretoria geral da CNBB (um reforço com mais bispos) além do Presidente, Vice Presidente e Secretário Geral teríamos um 2º Vice Presidente e um 2º Secretário e será apresentada em Plenária.

Dom Raymundo deixou claro que são propostas iniciais que serão apresentados em plenária para aprovação e aprofundamento do tema. Após aprovadas as alterações estes estatutos serão enviados para a Santa Sé (Congregação dos Bispos) para a aprovação.
Nesta coletiva, após os comentários de Dom Raymundo, o assunto foi os Bispos Eméritos e para isso Dom Luiz Soares, Arcebispo Emérito, explicou um pouco o termo Emérito. Dom Luiz disse que consiste no fim do governo pastoral da diocese ou Arquidiocese, devido ao idade limite de 75 anos, mais os eméritos continuam seu exercício  Episcopal auxiliando naquilo que os Bispos sejam  solicitados.
Já Dom Odelir José, Bispo de Chapecó, relatou um pouco o tema Comissão Episcopal para Ação Missionária no Brasil, falando sobre o Projeto Igrejas Irmãs, que iniciou em 1972. Este Projeto possui hoje cerca de 60 dioceses que recebem recursos humanos, ajuda de outras Dioceses e Arquidioceses na Evangelização.

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …