Página Inicial / Notícias / Mudança entre Regionais da CNBB

Mudança entre Regionais da CNBB

56ª AG aprova integração de novas igrejas particulares ao regional Norte 3 da CNBB

Foi aprovada na primeira sessão desta quarta-feira, 18 de abril, durante a 56ª Assembleia Geral, a alteração na formação do Regional Norte 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A partir de hoje, somam-se ao regional a diocese de Santíssima Conceição do Araguaia (PA) e Prelazia de São Félix (MT), vindos, respectivamente, dos regionais Norte 2 e Oeste 2.
A apresentação da proposta foi realizada pelo presidente do regional, dom Philip Dickmans. Segundo ele “os dois bispos alegaram a questão da distância. Hoje, eles estão a quase 1100 quilômetros do regional. Mas também é preciso destacar que a diocese e a prelazia tem uma ligação sociocultural com o Estado de Tocantins, nosso regional”.
O processo de aglutinamento destes dois novos territórios já vem sendo conversado há um tempo. “Foi um pedido dos dois bispos que nós acolhemos no Conselho dos bispos do mês de novembro do ano passado e foi confirmado agora. Houve todo um processo de consulta aos conselhos comunitários e paroquiais e ao clero”, explicou Dom Philip sobre o protocolo seguido.
Com os dois novos bispos, dom Dominique Marie Jean Denis You (Ssma. Conceição do Araguaia) e dom Adriano Ciocca Vasino (Prelazia de São Félix), o trabalho pastoral fica mais forte. “A partir de hoje nossa bancada, a menor de todas, aumenta um pouco. Para nós é bom, pois fortalece nosso regional. Amanhã temos mais uma reunião em nível regional e vamos fazer os encaminhamentos”.
O regional Norte 3 também é novo dentro da CNBB, tendo sido criado em 2013 durante a 51ª Assembleia Geral e atualmente está sob a presidência de dom Philip Dickmans, dom Romualdo Matias Kujawski (vice-presidente) e dom Wellington de Queiroz Vieira (Secretário). O leigo Flávio Mendes Ribeiro é secretário-executivo.
O 18º regional da CNBB, a partir deste dia 18 de abril, fica assim constituído: arquidiocese de Palmas (dom Pedro Brito Guimarães), diocese de Miracema do Tocantins (dom Philip Dickmans), diocese de Tocantinópolis (dom Giovane Pereira de Melo), diocese de Porto Nacional (dom Romualdo Matias Kujawski), diocese de Santíssima Conceição do Araguaia (dom Dominque Marie Jean Denis You), prelazia de Cristalândia (dom Wellington de Queiroz Vieira) e prelazia de São Félix (dom Adriano Ciocca Vasino).
Por padre Andrey Nicioli

FONTE: CNBB

Dom Mário participa da 61ª Assembleia Geral da CNBB

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, Dom Mário Antonio, destaca importância da comunhão, participação e missão na …