Página Inicial / Notícias / Domingo do Bom Pastor – Rezemos pelos nossos Pastores

Domingo do Bom Pastor – Rezemos pelos nossos Pastores

No 4º domingo da Páscoa, a liturgia nos convida a celebrar o Domingo do Bom Pastor, Nosso Senhor Jesus Cristo que, como Pastor supremo, conhece a cada ovelha, e estas o seguem. “Minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem” (cf. Jo 10,27). A missão de Jesus é zelar pelo rebanho, Ele cuida de suas ovelhas com carinho, e se alguma desviar ou se perder deixa seus afazeres para encontrá-la, a ponto de arriscar sua vida para protegê-la.
Neste domingo somos convidados a diariamente deixarmos ser guiados por Ele, de modo que, sempre sigamos Seu caminho. “Eu dou a elas vida eterna, elas nunca morrerão. Ninguém vai arrancá-las da minha mão. O Pai que tudo entregou a mim, é maior do que todos. Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai” (cf. Jo 10, 28-29)
Nós, limitados e pecadores, temos a tendência de desviar nosso olhar da pessoa de Cristo, buscando as coisas mundanas, mas Ele, com toda sua misericórdia nos chama pelo nome, conhece as nossas fraquezas e não nos abandona, nos acolhe com muito carinho em nossa pequenez.
Celebramos, também, neste domingo o dia Mundial pela Oração pelas vocações Sacerdotais e religiosas.
E somos convidados a rezar sempre pelos jovens chamados à vida sacerdotal e pelos nossos padres e bispos, pois o vosso ministério é um convite especial do próprio Pai para que a missão de Cristo continue no mundo “in persona Christi”.

A expressão “in persona Christi” quer dizer, literalmente, na pessoa de Cristo e só pode ser atribuída aos sacerdotes e ministros ordenados. Ela significa que quando o sacerdote age, ele o faz na pessoa de Cristo, ou seja, não é ele quem está agindo, mas Cristo.
Dediquemos nossas orações para que estes homens assumam realmente o papel de Bom Pastor, cuidando de suas ovelhas, para que todos ouçam a voz de Deus, através da evangelização, do cuidado pastoral.
Este domingo do Bom Pastor, também nos alerta para estarmos em constante orações pelos nossos pastores, devemos sustentá-los com nossas orações, e nossa amizade saudável.

Finalizando esta reflexão, recordo uma música bem apropriada para este dia.
“Sou o bom pastor ovelhas guardarei, não tenho outro ofício, nem terei. Quanta vida eu tiver, eu lhes darei.
– Maus pastores num dia de sombra, não cuidaram e o rebanho se perdeu. Vou sair pelo campo, reunir o que é meu, conduzir e salvar.
– Verdes prados e belas montanhas hão de ver o pastor, rebanho atrás. Junto a mim, as ovelhas terão muita paz; poderão descansar.

Deus abençoe sempre os nossos Sacerdotes, Bispos e nosso Papa (Sumo Pontífice)

Artigo: Alexandre Mendes (Coord. Site Arquidiocese de Cuiabá)

Padres visitam Mato Grosso em busca de pessoas que conheçam Dom Campelo

Uma missão eclesiástica ganhou destaque nos últimos dias na Arquidiocese de Cuiabá, com a presença …