Página Inicial / Notícias / Conferência de Aparecida

Conferência de Aparecida

Conferência de Aparecida conclui convocando grande missão continental.

Fotos Tiradas no Evento

APARECIDA, quinta-feira, 31 de maio de 2007 (ZENIT.org).- A V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe terminou nesta quinta-feira convocando uma grande missão continental que quer «abraçar» os habitantes de todo o continente «para transmitir-lhes o amor de Deus e o nosso».

Será um novo Pentecostes que nos impulsione a ir, de modo especial, em busca dos católicos afastados e dos que pouco ou nada conhecem Jesus Cristo», assinala a «Mensagem Final», dada a conhecer na sessão de encerramento.

O texto foi lido pelo cardeal Julio Terrazas Sandoval CSSR, arcebispo de Santa Cruz (Bolívia).

A grande missão continental terá como agentes as dioceses e os episcopados, e seus detalhes serão analisados na reunião de presidências episcopais do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) que se celebrará no mês de julho em Havana (Cuba).

«Com firmeza e decisão continuaremos exercendo a nossa tarefa profética discernindo onde está o caminho da verdade e da vida. Levantando a nossa voz nos espaços sociais dos nossos povos e cidades, especialmente a favor dos excluídos da sociedade», afirmam os bispos participantes na Conferência Geral.

Após reafirmar sua opção preferencial e evangélica pelos pobres, os bispos se comprometem a defender os mais fracos, especialmente as crianças, enfermos, deficientes, jovens em situações de risco, idosos, presos e migrantes.

Dirigem, desta forma, uma palavra especial aos povos indígenas e convocam todas as forças vivas da sociedade a «cuidar de nossa casa comum, a terra, ameaçada de destruição».

«Queremos favorecer um desenvolvimento humano e sustentável, baseado na justa distribuição das riquezas e na comunhão dos bens entre todos os povos», acrescenta a mensagem, ao mesmo tempo em que promove condições de vida digna (alimentação, educação, moradia e trabalho) para todos.

Também convida a combater os males que ferem ou destroem a vida, como o aborto, as guerras, o seqüestro, a violência armada, a corrupção, o terrorismo, a exploração sexual e o narcotráfico; a defender a verdade e a velar pelo inviolável e sagrado direito à vida e à dignidade da pessoa humana, desde sua concepção até sua morte natural.

Ao terminar esta V Conferência, que foi inaugurada por Bento XVI em 13 de maio, os pastores anunciam: «Assumimos o desafio de trabalhar para dar um novo impulso e vigor à nossa missão em e a partir da América Latina e Caribe».

Ante os desafios que propõe esta nova época, a V Conferência renovou sua fé, proclamando que Jesus é o caminho «que nos permite descobrir a verdade e alcançar a plena realização de nossa vida» e que «nossa maior alegria é ser seus discípulos».

«O chamado a ser discípulos-missionários exige de nós uma decisão clara por Jesus e seu Evangelho, coerência entre a fé e a vida, encarnação dos valores do Reino, inserção na comunidade, e ser sinal de contradição e novidade em um mundo que promove o consumismo e desfigura os valores que dignificam o ser humano. Em um mundo que se fecha ao Deus do amor, somos uma comunidade de amor, não do mundo, mas no mundo e para o mundo!», afirma a Mensagem.

Os bispos se propõem a reforçar a presença e proximidade da Igreja. «Estamos chamados a ser Igreja de braços abertos, que sabe acolher e valorizar cada um de seus membros. (…) Convidamos a dedicar mais tempo a cada pessoa, escutá-la, estar ao seu lado nos seus acontecimentos importantes e ajudar a buscar com ela as respostas às suas necessidades. Façamos que todos, ao ser valorizados, possam sentir-se na Igreja como em sua própria casa».

Do mesmo modo, os bispos convidam a tornar visível o amor e solidariedade fraterna e a promover o diálogo com os diferentes atores sociais e religiosos. «Queremos abraçar todo o continente para transmitir-lhe o amor de Deus e o nosso. Desejamos que este abraço alcance também o mundo inteiro», conclui a Mensagem, confiando a Nossa Senhora Aparecida e a Nossa Senhora de Guadalupe o novo impulso que brota a partir de hoje em toda a América Latina e no Caribe, sob o sopro do novo Pentecostes para a nossa Igreja.

«Jesus convida todos a participar de sua missão. Que ninguém fique de braços cruzados», manifestam os bispos, ao sintetizar sua esperança na frase final de sua mensagem: «Que este Continente da esperança seja também o Continente do amor, da vida e da paz!».

Diretrizes da CNBB em sintonia com o Sínodo

O Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo de Porto Alegre (RS) …