Página Inicial / Notícias / Decreto Jubileu da Arquidiocese

Decreto Jubileu da Arquidiocese

12 sessao sinodal
No dia de Corpus Christi 07 de junho/2007, Dom Milton Santos (Arcebispo Metropolitano), declarou aberto o Jubileu dos Cem Anos da Arquidiocese de Cuiabá.
Confira o texto do DECRETO DO JUBILEU DA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ.

Dom Milton Santos, SDB

por mercê de Deus

e da Sé Apostólica

Arcebispo Metropolitano de Cuiabá:

Graça e Paz do Deus

que é Amor e Misericórdia!

No dia 05 de abril de 1910, há quase 100 anos atrás, São Pio X, Papa da Eucaristia, criava as Dioceses irmãs de São Luiz de Cáceres e de Corumbá e elevava, assim, a nossa querida Cuiabá à dignidade de Arquidiocese e Sede Metropolitana. Para os historiadores é um marco histórico. Mas para nós, que temos fé, é mais do que isto: é um Jubileu, um Tempo da Graça, um KAIRÓS!

Quis a Providência Divina que o início de meu pastoreio em Cuiabá, acontecesse na proximidade do ano de 2010. Nesta data estaremos comemorando os 100 anos da Arquidiocese. Mas, a Graça de Deus não improvisa! O Ano Jubilar de 2010 já está sendo preparado. O nosso Primeiro Sínodo Arquidiocesano desejou, desde o início, ser a preparação de um NOVO TEMPO e de uma NOVA ARQUIDIOCESE. Agora que caminhamos para a conclusão do Sínodo, a Igreja de Cuiabá – Arquidiocese, Paróquia, Comunidade e Família – está preparada para viver este Tempo da Graça.

Por isto, seguindo as pegadas do Grande Papa João Paulo II que abençoou este chão cuiabano e que preparou toda a Igreja para o Jubileu do ano 2000, decretamos:

* Que o ano de 2010 seja um Ano Jubilar em toda a Arquidiocese de Cuiabá;

* Que os anos de 2007, 2008 e 2009 sejam anos de preparação para este grande Jubileu;

* Que a Solenidade de Corpus Christi marque, em cada um destes anos, o início de um Tempo de Graça dedicado a cada uma das Pessoas Trinitárias: o Filho (2007), o Espírito Santo (2008) e o Pai (2009). E que o ano Jubilar de 2010 seja consagrado à Santíssima Trindade. A Solenidade de Corpus Christi tem marcado, em nossa história recente, o ritmo de um Tempo Favorável. Nela foi convocado (2004) e nela será concluído (2008) o nosso Sínodo Arquidiocesano. Corpus Christi, pois, é a Eucaristia que faz de nós  ´Casa e Escola da Comunhão!´ Nada mais oportuno que esta mesma Solenidade de Corpus Christi, continue medindo a pulsação com que o coração da Arquidiocese irá comemorar o seu Centenário. Afinal, fomos criados e abençoados por uma Papa que é santo e amava a Eucaristia: São Pio X! Este DECRETO passa a ter efeito a partir da data de sua proclamação na Solenidade de Corpus Christi em Várzea Grande, MT e Cuiabá, MT, aos sete dias do mês de junho de dois mil e sete.

+ Milton Santos,sdb- Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …