Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – Solenidade da Santíssima Trindade

Liturgia – Solenidade da Santíssima Trindade

Batizai a todos Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
1.Acolhida:
Os cristãos são convidados a iniciar a “Celebração da Eucaristia” com o “Sinal da Cruz”: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!” – Com o anúncio do Mistério da Santíssima Trindade. Mistério insondável como a profundeza do mar! O ser humano não explica e muito menos entende o “Mistério da Santíssima Trindade”; mas ele o aceita! O mistério de Deus não é para ser entendido, mas para ser aceito e adorado como Deus único em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo!
Santo Agostinho, o maior teólogo da Igreja, afirma: É difícil ou, melhor, impossível encontrar uma pessoa que fale do Mistério da Santíssima Trindade e saiba do que esteja falando! Deus não é para ser entendido, mas para ser adorado! São Basílio, dizia: “Diante de Deus não devemos apelar para a razão, mas dobrar nosso joelho e adorar!”.

2.Palavra de Deus:
Dt 32-34.39-40 – Deus único, grande, infinito e misericordioso! Irmão/ã guarde seus mandamentos que são sabedoria e conduzem para a vida eterna.

Rm 8,14-17 – Deus não criou o ser humano para viver no medo, mas na alegria, pois o Espírito de Deus garante-nos que somos seus filhos adotivos. Filhos e herdeiros de todos os bens de nosso grande Deus!

Mt 28,16-20 – Jesus, na sua despedida, confiou aos Apóstolos a missão de conquistar o mundo para Ele, convertendo e batizando os convertidos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

3. Reflexão:

Nosso Deus é grande, cheio de ternura e de misericórdia. É infinito, mas quer morar no coração de suas criaturas humanas. Disse Jesus: “Quem me ama, é amado por meu Pai e Eu o amarei e me manifestarei a Ele (…)”. Se alguém me ama, guardará minhas Palavras; meu Pai o amará e nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada! ’ O Deus infinito e eterno quer fazer sua moradia no coração humano! É difícil acreditar em tamanha condescendência, mas é promessa divina, é Palavra do próprio Deus!

Nós, pobres mortais, não somos desafiados a entender o Mistério da Santíssima Trindade, mas a acolhê-lo em nosso coração, pois Ele deseja fazer nele a sua moradia! Temos um hóspede divino e infinito em nosso coração e, não raro, damos-lhe como companhia a nossa própria maldade – um coração manchado de carne viciada! Deus deixa-nos a impressão de ser um sedento do amor humano, do amor de sua criatura preferida!

Santo Agostinho (+432), a cabeça mais iluminada da Igreja Católica, numa tentativa de explicação, afirmava: “O Pai é quem ama; o Filho é o amado e o Espírito Santo é o amor!” Deus para entender? Certamente, Não! São Basílio (+378), dizia: “O Mistério não é para ser entendido, mas para ser adorado. O teólogo deveria ser um adorador mais que um astuto e orgulhoso especulador!” Por isso, adore a Trindade que está em seu coração! Que alegria saber que Deus faz sua alegria morar no coração do ser humano!

“Trindade Santa, eu te adoro!”

Frei Carlos Zagonel

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …