Página Inicial / Noticias do Mundo / Bispos referenciais para o Ensino Religioso reúnem-se em Brasília

Bispos referenciais para o Ensino Religioso reúnem-se em Brasília

Após decisão do STF, bispos referenciais para o Ensino Religioso reúnem-se em Brasília

Em setembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439 na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) questionava o modelo de ensino religioso nas escolas públicas do país. Por maioria dos votos (6×5), os ministros entenderam que o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras pode ter natureza confessional, ou seja, vinculados às diversas religiões.

Com a decisão, a Comissão para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) através de seu Setor Ensino Religioso reuniu os bispos referenciais, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF) para refletir e tratar de ações de acompanhamento do Ensino Religioso nos diversos regionais da CNBB e dioceses ao redor do Brasil. Para o presidente da Comissão, dom João Justino de Medeiros Silva, a proposta do encontro é fazer com que os bispos escutem, conheçam as experiências e possam socializá-las.
Além dos bispos referenciais, participam da iniciativa que segue até sexta-feira, 25, convidados que abordaram diferentes reflexões. Uma delas é a professora Maria Beatriz Leal, que falou sobre a experiência do Ensino Religioso plural e confessional no Estado do Rio de Janeiro; o Diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (RS), padre Marcos Sandrini, que tratou sobre o Ensino Religioso confessional e educação integral e o assessor jurídico-civil da CNBB, Hugo José Cysneiros que acompanhou de perto o julgamento do STF.
A partir das experiências compartilhadas pelos convidados, dom João Justino afirmou que ainda há muitos desafios para que de fato o Ensino Religioso confessional possa ser implementado. “Primeiro devemos compreender o que é o Ensino Religioso, porque há muita incompreensão e pouco diálogo, inclusive entre os próprios atores por causa de correntes diferentes e o segundo ponto seria a formação dos professores”, diz. Para ele, a solução é criar espaços para superar preconceitos e pensar bem o perfil do educador e da sua formação.
Ação conjunta – O arcebispo de Sorocaba, dom Júlio Endi Akamine, que também faz parte da Comissão e é referencial da Pastoral da Educação disse que seu desejo é não somente acompanhar, mas estar junto das realidades dos regionais da CNBB. “Não podemos fazer tudo, nem é nossa competência, mas a gente deseja acompanhar e dizer que a gente está junto nesse trabalho tão importante não somente para a evangelização como também para uma construção de uma sociedade de paz em que a escola seja um local de encontro das religiões”, disse. Para ele não é necessário somente fazer uma legislação, mas colocá-la em prática. “Aqui estamos discutindo, vendo as diversas experiências práticas que nós temos e que nos dão uma luz para implementar, para melhorar também o Ensino Religioso”, afirma.
No Brasil, o Ensino Religioso está contemplado na lei 9394/96 de Diretrizes e Base da Educação Nacional. À época a decisão do STF levantou polêmica, sobretudo a de atentar contra a neutralidade do Estado. “É exatamente por ser confessional é que não atenta contra a laicidade do Estado, porque promove o diálogo entre as diversas confissões”, defende dom Júlio. Para o bispo, a dificuldade se faz presente quando querem impor a não religião, a proibição de que a religião esteja presente na educação. “Não é possível que em um país como no Brasil ainda há essa diversidade religiosa e a religião não esteja presente na educação, na escola. Que escola é essa que nós queremos construir?, finalizou.
Atualmente o Setor Ensino Religioso da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB conta com assessoria do padre Edecildo Prado, da arquidiocese de Belo Horizonte. Ele foi o responsável por organizar o encontro.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …