Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 9º Domingo do Tempo Comum

Liturgia – 9º Domingo do Tempo Comum

“Eu sou o Senhor, também, do Sábado!”
1.Acolhida:
Irmão/ã, o Domingo (Sábado) é o “Dia consagrado a Deus e recorda nossa libertação do pecado e do mal”! É dia de ação de graças e de louvor. Não é dia de obrigação religiosa. Louve a Deus e esqueça a obrigação legal! Descanse ou pratique o bem em favor de algum necessitado porque a caridade cobre a multidão dos pecados! Jesus curou doentes e pecadores em dia de sábado!
Não vá à igreja por obrigação! Vá com alegria porque sente necessidade de ser agradecido e pensar no sentido profundo de sua vida neste mundo!

2.Palavra de Deus:
Dt 5,12-15 –  Sábado é dia de descanso e de estar com o Senhor que nos libertou da escravidão do pecado e quer alimentar nossa vida de filhos adotivos de Deus. É dia de ação de graças pela semana que passou!

2Cor 4,6-11 – O sofrimento é fruto do pecado, mas Jesus nos quer parceiros de sua Cruz para a salvação do mundo. Pela Cruz, Jesus chegou à glória. Este é o caminho.

Mc 2,23-3,6 – Escutemos com atenção a proclamação do Evangelho do dia de hoje e deixemos que seus ensinamentos penetrem em nossa vida cotidiana. Ele (o Evangelho) é nosso guia e mestre, caminho e luz para nossos passos!

3.Reflexão:
O sábado tem sentido de descanso semanal, no qual refazemos nossas forças físicas e espirituais. Moisés reivindica o descanso semanal para um povo escravo e explorado no Egito, invocando a justificativa que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo. O descanso semanal não é apenas descanso físico; é, prioritariamente, um descanso espiritual: agradecer e louvar a Deus que libertou o Povo de Israel da escravidão egípcia e a nós, da escravidão moderna! Sábado (ou Domingo) é “Dia do Senhor e para o Senhor!”.

Sábado ou Domingo é indiferente que seja no primeiro ou no último dia da semana! Importante é que seja um Dia do Senhor e para o Senhor!

O Sábado é para o homem e não o contrário: “O homem escravo do sábado!” Os judeus cercaram o sábado de mil leis protetoras, escravizando o homem que nem podia preparar sua própria refeição sabática ou dominical! E nem mesmo se podia praticar o bem em favor de um necessitado! Jesus, porém, cura em dia de sábado, perdoa em dia de sábado e enche de alegria o coração dos pobres enfermos e paralíticos socorridos em suas enfermidades em dia de sábado!

Na maioria das vezes, o homem moderno não sabe o que fazer em dia de sábado ou em dia de descanso dominical; por isso, enche a geladeira de bebida e freqüenta lugares nada santos para se divertir! O domingo é dia sem graça, dia de curar os excessos cometidos durante a noitada de sábado! Na melhor das hipóteses, passa-se o domingo dormindo! Quando a fé desaparece, a alma morre à míngua! Na segunda feira, voltamos, deprimidos, para a escravidão da semana que passou procurando sempre dar um acréscimo de álcool no bar da esquina! O pecado escraviza; mas a virtude enriquece e liberta!

Não é necessário fazer jejum e abstinência em dia de domingo. Domingo é dia de festa, consagrado ao Senhor, nosso Deus…  Não haja tristeza porque a alegria do Senhor será a nossa força (Ne 8,9).

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …