Página Inicial / Notícias / Encontrar Jesus

Encontrar Jesus

Buscai primeiro o reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado. Eu gostaria de apresentar a pessoa de Jesus Cristo, através de um escrito muito importante do Papa Bento XVI, que será lançado no final deste mês, o nome do livro é “Jesus de Nazaré”.

Encontrar Jesus .

O que o Papa diz de tão importante, tão especial neste livro? Ele nos apresentar a pessoa de Jesus.
Nós já não fazemos isso há dois mil anos? Sim, mas o Papa neste livro quer apresentar mais uma vez a pessoa de Jesus, porque a pessoa de Jesus está sendo deixada de lado, está sendo esquecida, e quando Ele é lembrado, trata-se de um Jesus diferente, ou seja, a ciência moderna está fazendo uma caricatura de Jesus, nos apresentando uma imagem falsa de Jesus.

Todos os Papas pregaram a respeito de Jesus, mas nenhum Papa escreveu um livro comentando o Evangelho inteiro, e é isso que o Papa quer fazer, nesse primeiro volume, ele comenta sobre o batismo de Jesus no Jordão até a sua transfiguração.

Não sei se vocês se lembram a preparação da visita do Papa no Brasil. A TV, Rádio, todos os meios de comunicação começaram a especular, o que o Papa vem fazer no Brasil. E a imprensa dizia: “este Papa vem porque a Igreja católica está sangrando, as igrejas protestantes estão crescendo. Vamos esperar, porque este Papa vem pra condenar os protestantes, ele é ditador”…
Pois bem, esta era a caricatura do Papa. Daí nós vemos o quanto nós podemos confiar na imprensa e no jornalismo brasileiro quando fala do Papa. Se nós brasileiros tivéssemos ficado com o que nos foi apresentado pela a imprensa, nós iríamos morrer sem conhecer o Papa. Qual não foi a grande revelação a grande surpresa para a multidão brasileira de conhecer um homem completamente diferente daquilo que o Papa era caricaturado. Foi extraordinária a visita do Papa, pois a partir desta visita pudemos conhecer quem é o nosso pai na fé. O Papa Bento XVI.
As palavras de Dom Eugênio Sales, Arcebispo emérito do Rio de Janeiro, as palavras dele são lapidares:
Dom Eugênio respondeu assim: “É a mais cabal e completa refutação, de uma mentira e de uma caricatura feita contra um homem”. Ou seja, o Papa Bento nos foi apresentado em pessoa, pronto caiu a farsa feita pela impressa. E essa é grande pergunta que fica no nosso coração? O que é que esse homem tem para nos dizer, para que ele seja tão odiado, por terem feito uma caricatura tão terrível de inquisidor contra ele. É muito simples, e Jesus mesmo diz no Evangelho de João: “O mundo me odiou e odiará também a vocês”. Qualquer um que seja amigo de Jesus e apresente Jesus como Ele verdadeiramente é, será odiado pelo mundo.

Ele olhou para dentro da Igreja e disse assim: “Vejam, nós católicos precisamos mudar de vida, precisamos nos converter, e não vamos jogar a culpa dos nossos insucessos na culpa das outras igrejas”.

Ele veio pregar contra a imoralidade, o divórcio, e veio nos trazer de volta a mensagem do Evangelho. Ele veio, sobretudo, nos apresentar a pessoa de Jesus. E se você quer uma síntese, leia o discurso que ele fez aos bispos na Catedral da Sé em São Paulo. Ao falar aos nossos pastores ele fala também a todos nós, apontou um caminho que ele já tinha dito várias vezes, mas agora em português, e aqui na nossa terra para ninguém deixar de ouvir: “Deus é amor! Na encíclica, Deus é amor, recordei que no início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande idéia, mas um encontro comum, acontecimento com uma pessoa que dá a vida um novo horizonte e desta forma, um rumo definitivo. No início do ser cristão está o encontro com Jesus”. É isso o que o Papa veio dizer: “Vamos nos encontrar com Jesus”! [Cobertura completa da visita do Papa ao Brasil]

Uma pessoa se torna cristã quando ela se encontra com Jesus. Jesus precisa ser reencontrado. Aqui está a grande pregação do evangelho, aqui está o centro, voltar à pessoa de Jesus, e o Jesus que é apresentado no Evangelho, não um Jesus inventado.

A finalidade do livro não é ler o livro do Papa, mas é conduzir você pela mão, e ensinar você a ler o Evangelho. Vamos voltar a Jesus como Ele é apresentado pelo evangelho e não como uma idéia. Jesus é Deus verdadeiro.

Vamos nos encontrar com a pessoa de Jesus. Vamos com Jesus para o deserto, vamos ter essa ousadia. Acabamos de celebrar o Pentecostes, mas nós nem sempre gostamos daquilo que o Espírito Santo faz conosco. No Evangelho de Lucas fala algo muito interessante com Jesus: “Então Jesus conduzido pelo Espírito Santo foi para o deserto para ser tentado pelo diabo”. O que vamos pensar, o Espírito Santo quer que sejamos tentados? Não! É o Espírito Santo que nos leva a lutar contra as tentações.

Evangelho de São Mateus 4 – Jesus tentado no deserto. Assim temos a tentação de querer que Jesus realize as minhas, as nossas vontades. Assim como acontece muitas vezes no terreiro de macumba, onde a pessoa diz o que quer: “Eu quero minha namorada de volta, trabalho”… Nós queremos sempre a fórmula mágica que transforme a pedra em pão. Eu acredito em milagres, acredito que Jesus faz coisas extraordinárias na nossa vida. Mas espera!

O Papa nos explica: “Se és filho de Deus transforme esta pedra em pão, ou desce da cruz”. É o mesmo que ouvimos quando vamos rezar que ele sussurra no nosso ouvido: “Se Ele é Deus então vai resolver o seu problema, e se Ele não resolve então Ele não é Deus”.

A multidão vai ao deserto, e depois da pregação, o povo está com fome, e Jesus faz o milagre dos pães. Por quê? É que o povo foi ao deserto procurar Jesus e não pão. Buscar primeiro Jesus. Meus irmãos, temos a graça de ter o Papa como pai, ele nos ensina a ver o Evangelho e faz com que sejamos iluminados. Eu quero tirar algumas conclusões: “O povo que foi ao deserto estava atrás de Jesus”.
O que Jesus negou ao diabo, ele dá as multidões. Qual é a diferença? No Evangelho de São João 6 – A multiplicação dos pães. Aqui Jesus desmascara o povo que voltou, não por causa dele, mas por causa do pão. E diz aos discípulos: “Eu sou o pão da vida”. Quantas pessoas vão atrás de milagres e não de Jesus. Quando não vamos atrás de Jesus os carismas secam, precisamos buscar Jesus. Buscai primeiro o Reino de Deus, pois quando deixamos Jesus de lado a gente se perde. Precisamos compreender que esta vida é uma benção de Deus, mas é preciso recordar que esta vida passa.

O caminho é Jesus. Nesta vida precisamos caminhar na estrada em direção a Jesus. Esta é a grande verdade que nós cristãos temos que manter presente. Não seguimos um profeta. As pessoas já não estão mais seguindo Jesus verdadeiro e sim uma caricatura. As pessoas não estão mais conseguindo ler a Bíblia porque estão se colocando debaixo de uma visão moderna do mundo.
O dogma fundamental desta visão moderna do mundo é que Deus não pode intervir na nossa vida. É assim que muitos teólogos estão lendo a Bíblia, dizendo que Deus não intervém. Eles dizem que Jesus não multiplicou os pães, mas que Ele está nos ensinando a partilhar. Jesus não curou o leproso, é um ensinamento simbólico. Vejam que eles vão tirando do milagre dizendo que não é milagre. Existe mais uma conseqüência terrível, a artimanha da mentira do demônio. Se Deus não intervém, Ele não realiza milagres, então Jesus não é Deus, é só um grande pregador iluminado, profeta, então Ele não é Deus. E se Jesus não é Deus então nós estamos sozinhos. Mas o Papa está dizendo para nós: “Se vocês estiverem indo por este caminho, estão em um beco sem saída. Se vocês estão negando os milagres, vocês vão perder a fé”.

Mas e a ciência padre? A ciência vai continuar sendo ciência; o cientista pesquisa e vai atrás para descobrir as coisas que Deus criou no mundo, mas o milagre não vai contra a natureza, mas vem de cima da natureza. A encarnação do Filho de Deus vem de cima da natureza. A fé não é irracional, mas é que a ação de Deus é supra racional, e de uma racionalidade que vem de Deus. Aqui está a grande mensagem do cristianismo. Deus está no meio de nós. Deus veio nos visitar, é Ele quem dá sentido na nossa vida.

Meus irmãos, seria uma coisa insuportável, se passássemos a vida aqui, se tivéssemos uma sede de uma água que não existe em lugar nenhum. Nossas forças não chegam até o céu, é necessário que Deus venha nos visitar.

Por que o mundo odeia tanto Jesus?
O Papa veio ao Brasil e nós vimos o quanto ele é agradável, amável. Ele sempre foi assim, e você não conhecia o Papa, você conhecia a caricatura do Papa. A mensagem dele é exigente, ele mexeu com todo mundo. Ele desafiou, e deixou um recadinho pra todo mundo. Ele incomodou! E já na sua chegada disse: “O aborto é contrário a dignidade humana, atentado contra a vida humana”. E ainda disse, “a maioria do povo brasileiro católico e o povo tem o direito de dizer, nós cremos que o direito a vida é inviolável”. Deus é odiado porque Ele vem na nossa vida.

Encontro com a pessoa real de Jesus e no segundo encontro eu dou o meu sim, e tenho que passar por um êxodo, que é uma transformação do nosso coração. Jesus vai encher a nossa vida de consolo e desafio. Vamos permitir que Ele entre na nossa vida.

Transcrição: Célia Grego
Áudios: Willieny Isaias
Fotos: Natalino Ueda

Você pode Gostar de:

Formação mensal para Catequistas

A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Catequese convida para a formação mensal de catequistas que …