Página Inicial / Notícias / Peregrinação à Fátima

Peregrinação à Fátima

FÁTIMA, segunda-feira, 11 de junho de 2007 (ZENIT.org) .
A Peregrinação das Crianças congregou na manhã desse domingo no Santuário de Fátima vinte e cinco mil meninos e meninas vindos de todo o Portugal.Segundo informa o departamento de comunicação do Santuário, pela primeira vez, um grupo estrangeiro de crianças, neste caso da Áustria, participou nesta peregrinação que contou com um total de 130 mil participantes (crianças e adultos).
Presidiu a este encontro de alegria, oração e festa, que teve este ano uma das maiores participações de sempre, o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto. Concelebraram o Bispo Emérito da Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, e vários sacerdotes, incluindo o Reitor do Santuário de Fátima. 
 
Ainda que no início das celebrações a chuva obrigasse as crianças a resguardarem-se nas Colunatas, no momento da celebração da Eucaristia a chuva parou e as crianças puderam ocupar o lugar que lhes estava especialmente reservado, a escadaria do Recinto. 
 
Muitos outros meninos e meninas, alguns ainda bebés, estiveram junto dos seus familiares na grande massa humana que quase encheu o Recinto de Oração. 
 
No momento final foi oferecida a todas as crianças a tradicional «surpresa», que este ano foi o livro «A Visita da Senhora do Rosário», editado propositadamente para esta iniciativa. 
 
Esta peregrinação marca a diferença relativamente às outras realizadas no Santuário, uma vez que todos os aspectos são preparados e vividos a pensar nas crianças. Também a homilia foi totalmente dedicada aos mais novos. Nela, D. António Marto recordou as aparições em 1917 e, com o exemplo de vida dos Pastorinhos videntes, convidou as crianças a serem colaboradoras de Deus. 
 
«Notai bem que as crianças são muito importantes para Deus. (…) Quero que graveis na memória e no coração: Vós sois muito importantes. Deus conta convosco e espera muito de vós. Quer que sejais colaboradores dele para tornar o mundo melhor: mais belo, mais fraterno, mais justo, mais santo e, por isso, cheio de paz, onde não haja divisões entre os homens e os povos. Vós sois a ternura do mundo», afirmou o bispo interagindo com as crianças, que espontaneamente batiam as palmas. 
 
D. António explicou às crianças que o «SIM a Deus e aos Irmãos» representa o «SIM ao amor» e que esse «Sim» deve significar, na actuação dos mais novos, «o respeito pelos outros, na família e na escola», e implica «ajudar todos os que precisam de nós, em qualquer circunstância ao longo da vida» e «ser capaz de partilhar com os outros as nossas alegrias e as nossas tristezas, (…) repartir com os outros, em especial com os que têm menos». 
 
«O amor é o mais belo presente de Deus, que poderemos oferecer aos outros todos os dias da nossa vida», concluiu o prelado.

Você pode Gostar de:

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …