Página Inicial / Notícias / Festa de São Benedito 2018 – Paróquia Nsa Sra do Rosário e São Benedito

Festa de São Benedito 2018 – Paróquia Nsa Sra do Rosário e São Benedito

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito convida toda a Arquidiocese para a Tradicional Festa de São Benedito de 28 de junho a 01 de julho/2018.

Confira a Programação detalhada da Festa de São Benedito/2018.

Quinta-feira (28 de junho) – 1º Dia do Tríduo
19h00 – Feira gastronômica com comidas típicas
19h30 – Apresentações culturais e shows artísticos

Sexta-feira (29 de junho) -2º Dia do Tríduo
19h00 – Feira gastronômica com comidas típicas
19h30 – Apresentações culturais e shows artísticos

Sábado (30 de junho) -3º Dia do Tríduo
19h00 – Feira gastronômica – comidas típicas
19h00 – Apresentações culturais e shows artísticos:

Domingo (1º de julho)
12h00 – Feira gastronômica com comidas típicas
17h00 – Procissão de São Benedito
19h15 – Feira Gastronômica com comidas típicas
19h30 – Apresentações culturais e shows artísticos:
23h – Encerramento da programação

FÉ, RELIGIOSIDADE E TRADIÇÃO DO POVO CUIABANO (UM POUCO DE HISTÓRIA)
A expedição bandeirante comandada por Pascoal Moreira Cabral aportou nestas terras em 1719 e logo fundou o Arraial de Forquilha. Estrategicamente localizado às margens do rio, onde este fazia uma bifurcação se abrindo em dois braços, formando uma forquilha, localizada na região do Coxipó do Ouro, o povoado teve uma vida curta. Com a descoberta de ouro nas lavras de Miguel Sutil, toda a população se transferiu para às margens do Córrego da Prainha, nas proximidades onde seria construída no futuro a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Capela de São Benedito. Tinha início o que no futuro seria a Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Diante da dificuldade de arregimentar os moradores locais, os índios Coxiponés, para o trabalho, a alternativa foi trazer os escravos negros africanos para o trabalho pesado. Com eles veio a devoção a um certo Monge Benedito de Palermo, muito popular pelos inúmeros milagres praticados em vida. Os negros escravos tomaram conhecimento da existência do Monge Benedito através de missionários europeus que desenvolviam trabalho de evangelização no continente africano.
Benedito nasceu em Palermo, na Itália. Filho de descendentes de escravos trazidos da Etiópia dedicou sua vida ao próximo, seguindo os caminhos de seus pais, Cristovam e Diana.
Em 4 de abril de 1589 em uma noite de forte chuva morreu na paz do senhor, como ele próprio havia previsto exclamando “Jesus! Jesus! Minha Mãe doce Maria! Meu pai São Francisco”.
São Benedito tornou-se um fenômeno de popularidade e seus feitos se espalharam por todo o mundo, conquistando muitos devotos.

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …