Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Solenidade de São Pedro e São Paulo

Solenidade de São Pedro e São Paulo

“Tu és Pedro e sobre esta pedra Eu construirei a minha Igreja! ”

1.Acolhida
A Igreja Católica celebra feliz a memória de São Pedro e São Paulo, fundamento visível da Igreja de Jesus Cristo. É evidente que a Igreja Católica tem Jesus Cristo como seu fundamento, mas Ele mesmo deixou Pedro como fundamento visível de sua Igreja sobre a terra: “Sobre esta pedra construirei a minha Igreja!”.

Pedro estava preso, por ordem de Herodes, e a Igreja rezava continuamente por ele e Jesus o libertou “do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!” Libertado da prisão, Pedro dirigiu-se a Roma lançando, lá, os fundamentos da Igreja.

2.Palavra de Deus
At 12,1-11 – O rei Herodes queria dar um espetáculo para o povo mediante a condenação e a morte do Apóstolo; mas, um anjo libertou Pedro da prisão e ele se dirige a Roma onde colocou os fundamentos da Igreja no coração do Império Romano.

2Tm 4,6-8.17-18 – O Apóstolo Paulo confessa ter cumprido sua missão, recebida de Jesus, e estar pronto para a partida rumo à Casa do Pai. Que belo programa para cada um de nós: Cumprir a missão recebida e estar prontos para viajar rumo ao céu!

Mt. 16,13-19 – Quem constrói a Igreja é Jesus Cristo, mas sobre o fundamento visível do Apóstolo Pedro, que iluminado pelo Pai, confessou a divindade de Jesus, dizendo: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!”.

3.Reflexão
Vivemos num tempo e lugar onde as igrejas se multiplicam como peste, e todas dizem ser a verdadeira Igreja de Jesus! Que fazer para evitar esta confusão? Qual critério seguir? O grande Santo Ambrósio (+397) dizia para seus fiéis: “Ubi Petrus, ibi Ecclesia” – “Onde está Pedro – ali está a Igreja! ” Este é o critério de veracidade que Jesus nos deixou quando disse a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra (tua pessoa), Eu construirei a minha Igreja”. Fora disso tudo não passa de conversa da serpente enganadora! Observe bem o comportamento dos pastores e (porque não) dos padres e dos famintos de dinheiro (dízimo), e mande-os pastar em outro potreiro!

O fundamento invisível aos olhos humanos é Jesus Cristo; disto ninguém duvida! Mas do fundamento visível, colocado por Jesus Cristo, não duvide nunca! Pedro pecou, mas Jesus rezou por ele e mandou que cuidasse do seu Rebanho (Jo 21,15-19). E Ele (o Papa Francisco) cuida mesmo!Quando Pedro estava preso, a Igreja inteira rezava continuamente por ele e o anjo o libertou das garras de Herodes (At 12,6-16). O Papa Francisco pede continuamente que rezemos por ele, pois, ele precisa de luz, de força e de saúde para governar bem a Igreja conduzindo-a pelos caminhos da reforma moral e espiritual. Rezar pelo Papa faz parte de nossa devoção cristã e solidária com nosso Pastor maior.

Na Igreja há lugar para a solidez de Pedro e para a criatividade missionária de Paulo! Ambos confirmaram o próprio carisma mediante o martírio sangrento.

“Tu és Pedro e sobre esta pedra Eu construirei a minha Igreja!”

Frei Carlos Zagonel
http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=5171

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …