Página Inicial / Artigos Pastoral Catequética / II Congresso Internacional de Catequese acontecerá em Roma

II Congresso Internacional de Catequese acontecerá em Roma

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB publicou em seu site “Catequese do Brasil” uma carta-convite relacionada a realização do II Congresso Internacional de Catequese, que acontecerá em Roma, no período de 20 a 23 de setembro de 2018. Com o tema “O Catequista, Testemunho do Mistério”, a intenção do evento é refletir sobre alguns temas ligados a catequese, com o objetivo de perceber cada vez mais a profunda relação entre a catequese e a liturgia.

Vaticano, 28 de maio de 2018

Caríssimos Catequistas,
desde que a competência da Catequese foi confiada a este Conselho Pontifício, temos envidado esforços para organizar diversos eventos que têm colocado em destaque este centro vital da ação pastoral da Igreja. No Ano da Fé, celebrámos juntos o I Congresso Internacional de Catequese (26-28 de setembro de 2013), intitulado “O Catequista, Testemunha da Fé”, refletindo sobre alguns temas inerentes à Primeira Parte do Catecismo da Igreja Católica; no Jubileu Extraordinário da Misericórdia, houve o Jubileu dos Catequistas (23-25 de setembro de 2016), com a participação dos catequistas de todo o mundo; e, no passado dia 11 de outubro, recordámos o 25° Aniversário da Apresentação do Catecismo da Igreja Católica, com uma solene comemoração no Vaticano na presença do Santo Padre, durante a qual o Papa Francisco comunicou um importante desenvolvimento no ensinamento da Igreja a respeito da pena de morte.
Agora, o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização anuncia a realização do II Congresso Internacional de Catequese – que terá lugar em Roma, de 20 a 23 de setembro de 2018 – intitulado “O Catequista, Testemunha do Mistério”. A intenção deste II Congresso é refletir sobre alguns temas com atualidade para a catequese, que derivam da Segunda Parte do Catecismo: “A Celebração do Mistério Cristão”. Entre eles: a iniciação cristã e a catequese kerigmática, o catecumenado e a mistagogia, isto para mencionar apenas alguns, com o objetivo de perceber cada vez mais a profunda relação entre a catequese e a liturgia. No Programa de fundo, que está acessível em três línguas no site do Conselho Pontifício (pcpne.va), podeis verificar a intenção geral do Congresso.
São convidados a participar, além dos coordenadores nacionais e regionais da catequese, também os catequistas de todas as dioceses do mundo e a todos os que se interessam pela catequese, de modo especial quem já participou num dos eventos acima referidos. As inscrições estão abertas no website acima referido (pcpne.va), até 31 de agosto de 2018.
Pedimos que divulguem esta informação entre outros catequistas e todos os que possam ter interesse neste evento.
Gratos pela vossa grande dedicação ao serviço da Igreja, a todos dirigimos uma afetuosa saudação, esperando-vos em Roma.
O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização

Missa no 2ª dia de Assembleia da CNBB

EM MISSA CONCELEBRADA PELOS BISPOS JUBILARES, CARDEAL PAROLIN CONVIDA A CONTEMPLAR A FIGURA DE JESUS …