Página Inicial / Notícias / Óbolo de São Pedro

Óbolo de São Pedro

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 22 de junho de 2007 (ZENIT.org).- O próximo dia 29 de junho, solenidade dos santos Pedro e Paulo (ou em outro dia próximo indicado pelo bispo), irá se celebrar a Jornada da Caridade do Papa, na qual cada católico é convidado a colaborar com as obras de ajuda do Santo Padre a favor dos mais pobres. Com este motivo, as dioceses destinam a coleta da missa do dia indicado para as obras de caridade de Bento XVI. É o que se chama o Óbolo de São Pedro.

Dom Tullio Poli, diretor do Departamento do Óbolo de São Pedro da Santa Sé, explica que esta obra de caridade «manifesta o afeto dos fiéis ao Sumo Pontífice e é um ato de solidariedade eclesial com o qual os católicos participam de obras boas que os caracterizam como seguidores do Evangelho».

«Entre as muitas obras apoiadas pelo Óbolo no ano 2006 — explica em uma declaração enviada a Zenit –, podemos recordar as ajudas de vítimas de guerras e catástrofes naturais, refugiados e imigrantes; assim como a jovens que ficaram órfãos pelo genocídio, a guerra ou pela aids na África, centros de saúde nos Bálcãs e no Cáucaso».

Em 2005 — último ano do qual se publicaram dados –, o Óbolo de São Pedro recolheu donativos por um total de 59.441.654,64 dólares americanos [mais de 44 milhões de euros], com um aumento de 14,95% com respeito ao ano anterior.

«A ajuda cristã aos irmãos não só é válida pela ajuda concreta que oferece, mas também pelos efeitos espirituais que suscita», explica a declaração enviada por Dom Poli.

«O Óbolo de São Pedro permite ao Papa, sinal visível de unidade na Igreja, responder às diferentes necessidades com ação rápida e eficaz», acrescenta.

Pode-se receber mais informação sobre o Óbolo enviando uma mensagem a obolo.sp@segstat.va; ao endereço postal: Oficina do Óbolo de São Pedro (00120 Cidade do Vaticano); chamando ao telefone vaticano +39 06.6988.4851 ou enviando um fax ao número +39 06.6988.3954.

Diretrizes da CNBB em sintonia com o Sínodo

O Secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, e o arcebispo de Porto Alegre (RS) …